Ela leva o nome de um dos homens mais importantes da história mundial, é um dos principais eixos viários de Olinda, mas sofre, há décadas, com a falta de manutenção. Nos últimos anos, o descaso e erros estratégicos na sua concepção levaram a Avenida Presidente Kennedy a carregar o estigma de “Avenida da Morte“. Agora, às vésperas de mais uma eleição municipal (re)surge a promessa de requalificar a estrada.
O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, assinou, na última terça-feira (10), contrato para a obtenção de recursos, na ordem de R$ 20 milhões, para as obras. E fez festa na celebração do convênio, realizado no Palácio dos Governadores com a presença de representantes da Caixa Econômica Federal, secretariado e 13 dos 17 vereadores.
A euforia faz sentido. A Avenida Presidente Kennedy é o “calo” de toda gestão que passou por Olinda nos últimos 50 anos. Os diversos pontos de alagamento e a última reforma, realizada no Governo Renildo Calheiros, terminaram por deixar pior o que já era ruim.
O atual prefeito Lupércio Carlos, foi mais um a prometer resolver o problema da via, durante a campanha eleitoral. Lupa sabe que uma intervenção que melhore o funcionamento da avenida pode ser o grande mote de sua reeleição.
OPOSIÇÃO – A previsão é que as obras tenham início até o final do ano. O próximo passo compreende a fase de licitações, além do envio de uma proposta de Lei Autorizatória a fim de que a Câmara Municipal autorize o empréstimo junto à Caixa Econômica. E é aí que mora o problema.
Enfrentando forte oposição no Poder Legislativo, não há certeza de que os planos do prefeito Lupércio passarão “em brancas nuvens” pela Casa Bernardo Vieira de Melo. A não ser que Lupa consiga “negociar” o apoio dos vereadores.
APTO – A prefeitura informa que as contas públicas estão equilibradas, o que faria de Olinda um município em condições de se enquadrar nos critérios necessários para a obtenção do financiamento. De acordo com a superintendente regional da Caixa, Simone Nunes, dos 184 municípios pernambucanos, apenas 10 se encontram, atualmente, aptos a esta concessão de crédito.
“A responsabilidade e adimplência de Olinda são exemplos para todo o Estado e acabam impulsionando este crescimento, revertido em obras estruturadores e benefícios para seus habitantes”, afirmou.
Que assim seja!!!