Skip to main content
Prefeitura de Olinda

LUCIANA SANTOS DIZ QUE CAOS EM CUBA É CULPA DOS EUA E MINIMINIZA PROTESTOS

A ex-prefeita de Olinda e atual vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB), foi buscar um antigo bode expiatório para tentar justificar/explicar os protestos que explodiram na ilha comunista de Cuba nos últimos dias.

Em pronunciamento nas redes sociais, a também presidente nacional do PCdoB culpou o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos, nos anos 1960, pelas dificuldades do povo cubano para comer e receber vacinas contra a covid-19.

Leia a abaixo o posicionamento da ex-prefeita de Olinda.

Alguns protestos ocorridos em Cuba viraram notícia nos últimos dias. Gente, há manifestações em todos os lugares do mundo. A mídia escolhe incensar algumas. Em Cuba, não vimos cenas de repressão violenta, como muitas vezes assistimos nos Estados Unidos e no Brasil.

O mais importante é: porque os protestos ocorrem? Sobretudo por problemas decorrentes do bloqueio econômico promovido pelos EUA, há 60 anos. Trata-se de uma política criminosa, que já foi condenada 29 vezes pela ONU, passou por um aprofundamento na era Trump e sufoca o povo cubano.

Com uma educação e uma saúde que são referências no mundo, Cuba produziu sua própria vacina. Mas o embargo norte-americano dificulta a aquisição de insumos como agulhas e seringas, por exemplo.

Da mesma forma, o bloqueio dos EUA limita o acesso a financiamentos, equipamentos e tecnologias, atrapalhando a manutenção necessária das centrais elétricas do país, que sofreu cortes de energia no último período.

A pandemia também afetou drasticamente a economia cubana, muito baseada no turismo.

Em tempos de polarização tão absurda, falar de Cuba parece que virou tabu. Não pode ser. Cuba é um país valente, que tem problemas, como todo país os tem. Muitos são causados ou agravados pelo bloqueio. E todos devem ser resolvidos pelos cubanos.

Ao restante de nós cabe nos solidarizarmos com uma nação que é sempre tão solidária com todos os povos do mundo. A melhor forma de ajudar o povo cubano é pressionar pelo fim do embargo.

E nem um pio sobre DEMOCRACIA, LIBERDADE DE EXPRESSÃO, DIREITOS HUMANOS, GENOCÍDIO, entre outros clichês comuns nos discursos sobre a situação brasileira. Viva a “seletividade ideológica”!!!

QUER SABER TUDO SOBRE OLINDA PRIMEIRO??? – Curta nossa página no Facebook. Siga nos no Instagram e participe do grupo no ZAP.

https://www.facebook.com/observatoriodeolinda Facebook

https://www.instagram.com/observatoriodeolinda/ Instagram

https://chat.whatsapp.com/DwrQyyqBxJAAfBJ5kcGJ1n WhatsApp

https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw Youtube

One thought to “LUCIANA SANTOS DIZ QUE CAOS EM CUBA É CULPA DOS EUA E MINIMINIZA PROTESTOS”

  1. E os 150 manifestantes presos, entre eles jornalistas, que foram recolhidos pela polícia e pela milícia comunista, e estão desaparecidos?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: