* Apoie o Observatório de Olinda!!! PIX +5581999661001
A ex-prefeita de Olinda e atual vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB), é uma das integrantes da equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ela fará parte do conselho político e, muito provavelmente, será uma das ministras do futuro governo.
Apesar de o vice-presidente eleito e coordenador do grupo que vai trabalhar na transição, Geraldo Alkmin (PSB), ter avisado que integrantes da equipe não serão, necessariamente, ministros ou ocupantes de cargos de primeiro escalão, no caso de Luciana, é praticamente certo que ela seja convocada para o 1º Time de Lula.
“O presidente Lula deixou claro que os que vão participar da transição não têm relação direta com ministério, com governo. Podem participar, podem não participar, mas são questões bastante distintas. Esse é um trabalho de 50 dias”, disse Alckmin.
O espaço será ocupado em função da participação do PCdoB na aliança que elegeu Lula, partido que ela preside nacionalmente.
Em Olinda, o movimento fortalece o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, Marcelo Soares (PCdoB), fiel escudeiro de Luciana e Renildo, que deve voltar à Casa Bernardo Vieira de Melo, em 2024.
TRAJETÓRIA – Luciana Santos iniciou sua carreira política no movimento estudantil. Em 1985 foi eleita presidente do Diretório Acadêmico de Engenharia e Computação, na UFPE. Em seguida, presidiu o Diretório Central dos Estudantes, DCE e entre 1989 e 1991 foi vice-presidente regional da UNE, em Pernambuco.
Ainda nos anos 1990 (Governo Arraes), a ex-prefeita, que é engenheira elétrica, foi presidente do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (IPEM 1995-1996).
Entre 1997 e 1998 cumpriu seu primeiro mandato como deputada estadual – havia ficado na suplência. Em 1998 foi reeleita e manteve-se como parlamentar até o ano 2000, quando chegou à Prefeitura de Olinda, cumprindo dois mandatos (2001-2008).
TECNOLOGIA – Entre 2009 e 2010, ocupou o cargo de secretária Estadual de Ciência e Tecnologia. Muito ligada às universidades públicas, a tendência é que Luciana Santos venha a ser ministra desta mesma pasta, no âmbito do Governo Federal.
Foi eleita deputada federal em duas ocasiões; 2010 e 2014. Nas eleições municipais de 2016 tentou voltar à Prefeitura de Olinda, mas não conseguiu se eleger. Dois anos depois, integrou a chapa do governador Paulo Câmara, como vice-governadora, sendo eleita para mandato que terminará no próximo dia 31 de dezembro.
Críticos e não simpatizantes dizem que ela é uma mulher de sorte. Mas não existe “sorte” no mundo político. Na realidade, Luciana Santos é uma obstinada pela causa “popular”. Colhe os frutos de um trabalho de quase 40 anos. Que lembre de Olinda, quando estiver em Brasília.
QUER SABER TUDO SOBRE OLINDA E REGIÃO PRIMEIRO??? – Curta nossa página no Facebook. Siga nos no Instagram e participe do grupo no ZAP.
https://www.facebook.com/observatoriodeolinda Facebook
https://www.instagram.com/observatoriodeolinda/ Instagram
https://chat.whatsapp.com/GnwAR5YPueF8QlNFVGAtRA WhatsApp
https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw Youtube