Skip to main content

LIVRO FAZ RECORTE POLÍTICO, ECONÔMICO E SOCIAL DE OLINDA NOS ANOS 80

O cenário não poderia ser mais fértil para a produção literária. Era final dos Anos 1980 – considerados uma década perdida para a economia -, Olinda governada pelo ex-prefeito José Arnaldo Amaral, final do Regime Militar no Brasil e o mundo assistindo a derrocada da Era Comunista com a “Queda do Muro de Berlim”, que anunciava em breve o fim da União Soviética. Um planeta em grande turbulência. E Olinda também.

Foi este o contexto que inspirou o então jovem estudante de Direito, Estevão Britto, a escrever uma sequência de cartas ao jornal Diario de Pernambuco que agora ele reúne em livro com 111 páginas. O lançamento da obra, intitulada Inquietudes, acontece no próximo dia 04 de dezembro às 19h, na Câmara de Vereadores de Olinda.

São 24 cartas onde ele faz críticas como “Mocambos do Maruim”, denunciando, há 30 anos, a situação de miséria e degradação daquela comunidade. “É uma situação constrangedora que causa indigestão em qualquer cidadão de bom senso, ao ver ali “moradias” em plena lama, crianças tomando banho na água suja, preta, imunda, do rio que recebe todo tipo de dejetos”.

Outros artigos igualmente interessantes são: Filmes Soviéticos (sobre uma mostra de películas russas exibidas no Cine Bajado), Um País sem Futuro, Direito de Marajás, Nordeste à Venda, Esquadrão da Morte e Mandato de Sarney.

O livro tem prefácio da doutora em Letras e atual prefeita de Lagoa do Carro, Judite Botafogo; além de depoimentos dos professores José Luiz Delgado (UFPE), Tales Wanderley Vital (UFRPE) e Maurício Barreto Pedrosa Filho (IES), entre outros.

2 comentários em “LIVRO FAZ RECORTE POLÍTICO, ECONÔMICO E SOCIAL DE OLINDA NOS ANOS 80

  1. Parabéns ao advogado e escritor Estêvão Brito pelo lançamento deste seu novo livro. Viva aos escritores olindenses por mais uma rica obra literária em seu acervo.

  2. Um homem da estirpe de Estevão Brito merece de Olinda toda a admiração e respeito. Pessoas assim qualificadas são raras. Devemos sem dúvida alguma prestigiar esse lançamento.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/observatoriodeol/public_html/wp-includes/functions.php on line 4669