Skip to main content
Prefeitura de Olinda
Vista aérea do Patteo Olinda

LIBERADO ESTACIONAMENTO NAS RUAS PRÓXIMAS AO SHOPPING PATTEO

A Prefeitura de Olinda resolveu atender ao pleito dos moradores do entorno do Shopping Patteo e vai liberar o estacionamento de veículos em algumas ruas da localidade. O anúncio foi feito ontem (11), após audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores. Também está garantida a permissão para estacionamento no trecho da Avenida Carlos de Lima Cavalcanti, em frente à padaria Panleila, área onde existe uma igreja e 24 estabelecimentos comerciais.

Os trechos de estacionamentos públicos ficam nas ruas Marcolino Botelho e Eduardo Morais. Além da liberação a prefeitura também trabalha no alargamento de três trechos da rua-jardim Cândido Pessoa e na reversão de sentido de tráfego nas ruas Pereira Simões e Maria Ramos,

“Os resultados apresentados comprovam a eficácia da audiência pública como instrumento de reivindicação, mas ainda existem problemas a se serem solucionados. O principal é a conclusão da pavimentação e drenagem do trecho da Rua Maria Judith Lins, que será fundamental para a liberação do estacionamento da Rua Manoel de Barros Lima,” disse o vereador Jorge Federal, presidente da Câmara.

A audiência pública de ontem (11) foi realizada na Escola Pintor Manoel Bandeira, no Bairro Novo, e contou com as presenças do secretário municipal de Transportes Jonas Ribeiro, dos vereadores Vlademir Labanca e Graça Fonseca, além de mais de 150 moradores. Na ocasião foi entregue às autoridades um abaixo-assinado com 500 assinaturas de clientes, moradores e comerciantes da área para que a o estacionamento em frente à Panleila não fosse proibido.

CELPE – O morador Paulo Albuquerque ressaltou que ainda falta a Celpe remanejar os postes que foram colocados indevidamente  na calçadas das ruas Marcolino Botelho e Eduardo Moraes que impedem o tráfego de pessoas no local. O secretário Jonas Ribeiro informou que a prefeitura encaminhou ofício à Celpe neste sentido.

Dona Etelvina Sales, moradora há 53 anos na região, ressaltou também que as ruas que dão acesso ao shopping encontram-se esburacadas e com graves problemas de alagamentos no período de inverno. Já o comerciante Giovani Pazola denunciou que as ruas em volta do shopping estão sendo invadidas por ambulantes, sem nenhum disciplinamento pela Secretaria de Controle Urbano.

One thought to “LIBERADO ESTACIONAMENTO NAS RUAS PRÓXIMAS AO SHOPPING PATTEO”

  1. Só acontece em Olinda!
    A Prefeitura permitir estacionamento em uma via que era para ser arterial* e funciona como via coletora é um absurdo. A Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti é uma via arterial* que são vias geralmente controladas por semáforo e liga um bairro a outro. É uma via que circula ônibus e Caminhões que inclusive fazem a carga descarga a qualquer hora e em qualquer lugar sem que haja fiscalização dos agentes de trânsito. A câmara dos vereadores deve ter aprovado a ‘Lei da Permissividade” que tudo pode.
    A Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti é uma via de mão dupla com duas faixas de rolamento por mão. Com a liberação do estacionamento uma das faixas será ocupado por carros, restando apenas uma para circulação dos veículos no sentido subúrbio. Com essa decisão a prefeitura vai de encontro a todos estudo técnicos realizados pelos especialistas da área apontam que em uma via de fluxo, como essa, nuca se deve “estreitar”, ou seja, duas faixas nunca se transformará em uma. Imaginem um ampulheta do tempo! O princípio é o mesmo´. Agora alegar que o motivo é por conta de comércios que não deveriam existir no local e existem devido a leniência da Secretaria de planejamento do município que se utiliza da mesma” Lei da Permissividade” que a Secretaria de Trânsito, é ilário. Basta lembrar o viaduto Capitão Temudo que liga a Av. Agamenon Magalhães ao Bairro do Pina, foi acrescentado de faixas justamento por esse motivo. A Prefeitura de Olinda está andando contra a corrente. Considerando a largura de um ônibus 2,5m e de um carro de 1,90, ou seja, os dois somado sem espaçamento entre eles seria de 4,40m. Agora consideraremos um espaçamento de 30cm para cada lado e somaremos a largura dos dois veículos 4,40 + 0,30+0,30 +0,30 = 5,30m. Esse valor é a largura mínima da faixa para dois veículos.

    *Não entramemos no mérito da classificação das vias arteriais

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: