A tradicional lavagem das ladeiras, que é feita pelos garis do bloco Vassourão, abre a folia em Olinda amanhã (20). A partir das 6h, cerca de 100 homens estarão concentrados em frente ao Mercado da Ribeira, no Sítio Histórico, de onde sairão lavando os caminhos que levam até a sede da Prefeitura, na Rua de São Bento.
O trabalho será animado por uma orquestra de frevo. Haverá um caminhão pipa com oito mil litros de água, quatro pulverizadores de essência de eucalipto e varrição.
Depois que chegarem à Praça Monsenhor Fabrício, os garis irão se dispersar e seguirão com a limpeza das ladeiras que levam à Rua 10 de Novembro, à Câmara Municipal de Olinda e à sede do bloco Pitombeira dos Quatro Cantos.
PIPA – Para os cinco dias de Folia de Momo no Sítio Histórico, cerca de 300 homens farão a limpeza das ladeiras. Serão utilizados, por dia, seis caminhões pipa com capacidade de oito mil litros (192 mil litros de água para os quatro dias).
Também serão usados 2.500 litros de essência concentrada de eucalipto. Nesse período, 320 banheiros químicos instalados na Cidade Alta também serão frequentemente higienizados.