Skip to main content

JOSÉ ARNALDO QUER ‘RUAS CONDOMÍNIO’ E TODO IPTU GERIDO PELOS MORADORES

Ex-prefeito de Olinda entre 1983 e 1989, e agora pré-candidato a vereador pelo MDB, José Arnaldo quer voltar à cena política da cidade com projetos ousados como o “Minha Rua, Meu Condomínio”, onde propõe que todo o valor do IPTU seja aplicado no local onde é arrecadado, com administração direta dos próprios moradores.

“A ideia é que cada rua se transforme em um condomínio-empresa, assim como acontece em edifícios residenciais e comerciais. Feito isto, é eleito um conselho de moradores que passa a ter autonomia para gerir 100% do valor arrecadado com o IPTU“, explicou.

De acordo com o ex-prefeito, os efeitos imediatos da medida são a drástica diminuição da inadimplência, a geração de riqueza, e a consequente valorização dos imóveis.

“As pessoas pagarão o imposto porque terão a certeza que o dinheiro será usado na porta de suas casas. A comunidade como um todo será beneficiada e os imóveis valorizados”, afirmou.

EFEITO CASCATA – José Arnaldo acredita que com a boa aplicação do projeto será gerada uma disputa saudável entre as ruas do bairro para saber qual delas obtém os melhores resultados, provocando um efeito cascata de melhoria da infraestrutura dos bairros.

“Vamos aplicar as regras do cooperativismo, um sistema que seria uma ‘democracia direta’. Claro que é uma proposta que levaremos à Câmara dos Vereadores e seria amplamente debatida com toda sociedade. Mas os princípios básicos são estes”, comentou.

O ex-prefeito imagina que os projetos pilotos poderiam ocorrer no Sítio Histórico e em bairros com uniformidade urbana, como o Jardim Brasil ou Rio Doce, por exemplo.

“Isto não seria nada novo para nós, pois já fizemos algo parecido, durante nossa gestão à frente da Prefeitura de Olinda, em 37 comunidades onde todas as obras eram decididas pelos conselhos de moradores e a mão de obra contratada no local. Ilha de Santana, Triângulo de Peixinhos, Vila de São Bento, Alto da Bondade, foram alguns destes lugares”, exemplificou.

MUITO IMPORTANTE TER VOCÊ COM A GENTE – Curta nossa página no Facebook. Siga nos no Instagram e participe do grupo no ZAP.

https://www.facebook.com/observatoriodeolinda Facebook

https://www.instagram.com/observatoriodeolinda/ Instagram

https://chat.whatsapp.com/DwrQyyqBxJAAfBJ5kcGJ1n WhatsApp

https://twitter.com/obsolinda Twitter

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: