Skip to main content
Prefeitura de Olinda

ILUMINAÇÃO DA ORLA VAI MELHORAR, MAS AINDA NÃO É A IDEAL

Alvo de muitas reclamações de quem caminha pela orla de Bairro Novo, Casa Caiada e Rio Doce; a iluminação pública vai passar por uma requalificação. A Prefeitura de Olinda iniciou a troca das lâmpadas de vapor de sódio (amarelas) pelas de vapor metálico (brancas), além de realizar a manutenção de toda rede e instalar 30 refletores em pontos considerados estratégicos.

Não deixa de ser uma boa notícia. Entretanto, a tecnologia escolhida já está ultrapassada. Ao invés das lâmpadas de vapor metálico, os novos projetos priorizam o uso das lâmpadas LED, que consomem menos e iluminam muito mais. Um bom exemplo encontra-se na vizinha cidade do Paulista, onde a beira-mar do Janga é iluminada com LED, sem comparação com o sistema que será usado pela Prefeitura de Olinda.

De qualquer modo a promessa é eliminar a escuridão, que proporciona violência. A primeira parte da ação já está em andamento com as lâmpadas amarelas dos postes do lado esquerdo da via sendo trocadas pelas brancas. Além dos 180 pontos existentes, a Diretoria de Iluminação Pública instalou 15 novos.

PENTE-FINO – Outra medida que faz parte da atividade é um pente-fino nos 483 pontos de luz do lado direito da orla, onde as pessoas caminham e praticam diversos exercícios. Todas as luminárias passarão por manutenção, inclusive preventiva.

A segunda fase prevê a instalação de 30 refletores com lâmpadas de 400w. As lâmpadas serão instaladas para reforçar a iluminação nas áreas consideradas críticas. A expectativa é de que o serviço seja concluído até o fim de setembro.

One thought to “ILUMINAÇÃO DA ORLA VAI MELHORAR, MAS AINDA NÃO É A IDEAL”

  1. Uma VERDADE! E tem mais: As lâmpadas de LED são mais baratas que as ULTRAPASSADAS lâmpadas de vapor metálico. Ainda que fossem o mesmo preço, a durabilidade das de LED são superiores o que traria mais ECONOMIA ao final, ou seja, um “pay back” melhor!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: