Skip to main content
Prefeitura de Olinda

HOSPITAL DA MULHER E PROJETO ANJOS DISPONIBILIZAM DIUs PARA MÃES DE BEBÊS COM MICROCEFALIA

Na próxima sexta-feira (20) o Hospital da Mulher do Recife, no Curado, promoverá um mutirão de colocação de DIU (dispositivo intra uterino) para mães de crianças vítimas de microcefalia e outras deficiências. Ao todo, estão sendo disponibilizadas cerca de 20 vagas para mulheres do Recife. A solicitação foi feita pelo Projeto Anjos e organizada pelo Hospital.

“São mulheres que têm dificuldades no acesso ao serviço de saúde, pelo fato de priorizarem os cuidados com seus bebês”, informa Isabela Coutinho, diretora geral do HMR. O Hospital utiliza o DIU de cobre, dispositivo que tem duração de 10 anos, mas pode ser retirado a qualquer momento, se a mulher assim desejar. O DIU é um método contraceptivo seguro, livre de hormônios e que permite à mulher autonomia sobre o seu planejamento reprodutivo. Desde que o o Hospital foi inaugurado, já foram colocados 1.357 DIUs.

Planejamento Familiar – No Hospital da Mulher, a colocação do DIU, bem como outros métodos contraceptivos, é oferecida por meio do ambulatório do Planejamento Familiar. O serviço funciona com uma equipe multidisciplinar formada por enfermeira, assistente social, psicóloga e ginecologista.

Entre os contraceptivos disponibilizados pelo ambulatório, estão: preservativo masculino e feminino, prescrição do anticoncepcional oral e injetável, diafragma, colocação do DIU e a cirurgia de laqueadura. A decisão é feita em conjunto com o desejo da mulher (ou do casal) e o contraceptivo mais apropriado para ela. Definido o método, o encaminhamento é imediato.

Projeto Anjos – Promove amparo para famílias e crianças diagnosticadas com microcefalia. Realiza campanhas de arrecadação de produtos e aquisição de serviços. São, em média, 200 crianças beneficiadas e o projeto está sob a coordenação de Jacyra Salsa, que também é diretora social da CDL Olinda.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: