Skip to main content

GUTO SANTA CRUZ DENUNCIA ABANDONO DO ATERRO DE AGUAZINHA

Para mostrar a Olinda que os turistas não conhecem, o candidato a prefeito, Guto Santa Cruz (PDT) e o vice Samuel Herculano (PSOL), percorreram na manhã de ontem (04), a área do aterro sanitário de Aguazinha.

Cerca de 70 famílias que ainda sobreviviam da reciclagem ‘vivem’ no local. “Sem conseguir tirar o sustento dos resíduos sólidos após o fechamento das atividades do aterro, os moradores não recebem benefícios sociais, não têm acesso à rede municipal de saúde e a comunidade tem sérios problemas de saneamento e abastecimento de água”, denunciou o candidato.

Para Guto, a área precisa abrigar um projeto de revitalização, assim como os trabalhadores precisam ser capacitados e inseridos em um mercado diferente de trabalho, visto que não podem mais viver da reciclagem. “É muito triste ver essa realidade e saber que essas pessoas não têm qualquer apoio dos órgãos responsáveis. Elas precisam de dignidade”.

INVISÍVEIS – Gisele Maria da Silva, moradora da comunidade há cinco anos, diz que mesmo com toda falta de infraestrutura, o “lixão” trazia trabalho e renda para as famílias. “Aqui a gente é agora um povo esquecido de tudo. Tenho cinco filhos e meu companheiro trabalha na reciclagem, mas com tudo parado a gente passa muita necessidade”.

Após o encerramento das atividades, a Prefeitura de Olinda e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), que determinou o fechamento do aterro sanitário, prometeram cadastrar, capacitar e inserir os trabalhadores em programas de coleta seletiva da cidade, mas, segundo a comunidade, isso não aconteceu.

“O aterro de Olinda servia de área de transbordo para receber aproximadamente 400 toneladas de lixo geradas em Olinda por dia, hoje o lixo é levado para outro município e a cidade segue sem um plano municipal de coleta de resíduos sólidos”, comentou Santa Cruz.

MENINAS – Já em outra atividade, parte do domingo do candidato foi dedicada ao apoio às candidaturas femininas do partido à Câmara de Vereadores.

As caminhadas no bairro de Jardim Brasil II e no aterro sanitário contaram com a companhia da candidata Neidinha e lideranças do bairro. À tarde, Guto Santa Cruz finalizou a agenda do dia em encontro e feijoada com a candidata professora Sandra Serafim e dezenas de eleitores de Aguazinha.

MUITO IMPORTANTE TER VOCÊ COM A GENTE – Curta nossa página no Facebook. Siga nos no Instagram e participe do grupo no ZAP.

https://www.facebook.com/observatoriodeolinda Facebook

https://www.instagram.com/observatoriodeolinda/ Instagram

https://chat.whatsapp.com/DwrQyyqBxJAAfBJ5kcGJ1n WhatsApp

https://twitter.com/obsolinda Twitter

https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw Youtube

One thought to “GUTO SANTA CRUZ DENUNCIA ABANDONO DO ATERRO DE AGUAZINHA”

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: