Skip to main content
Prefeitura de Olinda

EXÉRCITO AUTORIZA GUARDA MUNICIPAL A USAR ARMAS DE FOGO

Era uma reivindicação antiga dos próprios guardas municipais e que agora poderá se tronar realidade. A Prefeitura Municipal de Olinda (PMO) foi autorizada pelo Exército Brasileiro a licitar e adquirir armas de fogo para a tropa. Ao todo a administração municipal poderá comprar 30 pistolas calibre .380 e três espingardas 12. A liberação foi assinada pelo Comando da 7ª Região Militar, atendendo solicitação da Secretaria de Segurança Urbana de Olinda. Serão investidos cerca de R$ 150 mil na aquisição do material.
Mas antes de começar a portar as armas os 145 integrantes da Guarda passarão por exames psicológicos em instituições credenciadas pela Polícia Federal (PF). Os testes identificarão os guardas com perfil para as missões armadas. Estes serão também submetidos a um treinamento promovido pela PF para o porte e o uso funcional das armas de fogo.
A novidade dividiu a opinião dos moradores nas ruas. “Acho que vai ser bom porque os guardas terão mais segurança para atuar em situações de enfrentamento aos bandidos. A gente percebe que desarmados eles ficam, de certa forma, inibidos até diante dos maconheiros da praia. Agora a história vai ser outra”, comemorou o artesão Gustavo Lemos, 53 anos.
Já a estudante de enfermagem Marília Melo, 29 anos, acredita que o risco de acidentes com tiros vai aumentar. “Tem que ver que tipo de treinamento eles vão ter para se capacitar a usar essas armas. Eu, particularmente, não gosto dessa ideia, pois os bandidos vão querer tomar as armas deles, como fazem com os vigilantes. Os guardas municipais se tornarão um alvo para os marginais”, opinou.
COLETES BALÍSTICOS – Os Guardas Municipais de Olinda receberam no mês de maio coletes de proteção balística, incluindo as capas e placas de proteção nível 2.  Foi adquirido pela Prefeitura de Olinda um total de 50 coletes, com o objetivo de atender às necessidades da Secretaria de Segurança Urbana. O investimento foi de R$ 38 mil. A ação visa melhorar a participação dos Guardas Municipais na segurança do município.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: