A presença da Guarda Municipal de Olinda (GM) em pontos estratégicos da cidade tem representado um importante reforço na segurança pública do município. Mesmo com algumas limitações impostas pela legislação a GM tem cumprido bem o papel de reprimir ou inibir pequenos delitos, melhorando a sensação de segurança da população. Ontem (12), por exemplo, a Guarda atuou no ordenamento da orla e chegou a apreender uma charrete que trafegava no calçadão, além de recolher linhas de pipa com cerol e orientar ciclistas a não andar de bicicleta no espaço destinado aos pedestres.
“É muito importante o trabalho que os guardas fazem aqui. Infelizmente as pessoas não têm limite pra nada. O brasileiro é mal educado e um transgressor nato. Do mais escolarizado até o analfabeto. É comum a gente ver aqui bicicleta no calçadão e pedestre correndo na ciclovia. Tudo ao contrário. Esse trabalho de orientação que os guardas fazem merece o elogio da população”, afirmou o aposentado Gilsério Nascimento.
As ações da GM fazem parte da Operação Orla Segura, coordenada pela Secretaria de Segurança Urbana. O trabalho foi iniciado há aproximadamente seis meses e conta com o apoio da Polícia Militar de Pernambuco. Todo final de semana a Guarda realiza o vídeo monitoramento da área a partir da Base Comunitária Móvel identificando atitudes suspeitas por meio de imagens capturadas por câmeras de longo alcance.