As candidaturas de mulheres para as eleições municipais de 2020 estão em alta em duas das principais cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR). Em Jaboatão e na Capital (Recife) os nomes das delegadas Gleide Ângelo e Patrícia Domingues, além da deputada federal Marília Arraes despontam com bons números nas pesquisas.
Em Olinda, aparentemente até agora, prevalecerá o domínio masculino, pois o único nome feminino competitivo na disputa com o prefeito Lupércio – a advogada Isabel Urquiza – deverá se contentar em ser a vice de Lupa.
Em Jaboatão, entretanto, a delegada e também deputada estadual Gleide Ângelo (PSB) surpreendeu novamente ao cravar 35% das intenções de voto em pesquisa realizada pelo Instituto Opinião/Blog do Magno, divulgada ontem (04). O prefeito Anderson Ferreira (PSC) marcou apenas 13%.
No Recife, caso não seja mais uma vez rifada pelo próprio partido (PT), a deputada federal Marília Arraes, tem grande chance de suceder o atual prefeito Geraldo Júlio (PSB). Correndo por fora, mas também já mostrando força política, a delegada Patrícia Domingues quer provar que não é só mais um “rostinho bonito” e pode embaralhar o jogo no Recife.
Será que estamos finalmente vivendo uma nova era do chamado “empoderamento feminino” em Pernambuco??? Mais importante que o gênero (masculino ou feminino) são as qualidades essências para participar da vida pública como honestidade, competência e espírito público.