Um grupo de trabalhadores terceirizados que atuam na limpeza urbana de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, paralisaram as atividades na manhã desta quarta-feira (11). O motivo da manifestação, que acontece na avenida Presidente Kennedy, no bairro de Peixinhos, é, segundo relato dos profissionais ligados à empresa Locar, o atraso nos pagamentos dos salários e auxílios de fevereiro.
O diretor do Sindicato dos Trabalhadores de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana, Glauber Henrique, afirma que os atrasos nos pagamentos são recorrentes. “Acontece todo mês. Fazemos reuniões com os trabalhadores e sempre tentamos negociar. Sempre pedem um ‘voto de confiança’, só que nossa paciência já esgotou”, disse o representante.
Cerca de 400 profissionais da limpeza urbana estão paralisados. A empresa Locar, contratada pela Prefeitura de Olinda, realiza os serviços de coleta de lixo, varrição, a capinação das vias e a limpeza das praias. De acordo com o sindicato, os serviços estão suspensos até que haja uma tentativa de negociação.
Em nota enviada ao Portal FolhaPE, a Secretaria Executiva de Limpeza Urbana de Olinda informou que a empresa terceirizada está regularizando o pagamento dos funcionários nesta quarta-feira.
Fonte: Folha de Pernambuco