Skip to main content

FUNDAJ QUER REABRIR O CINE OLINDA

Eis que, finalmente, surge uma luz no fim do túnel para o Cine Olinda, fechado há décadas. O presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Antonio Campos, manifestou interesse, por parte do órgão federal, de (Fundaj) administrar o histórico cinema olindense, localizado no bairro do Carmo.

Hoje (05) Antonio Campos enviou ofício à Secretaria de Patrimônio e Cultura da Prefeitura de Olinda demonstrando a intenção de que a Fundaj assuma o Cine Olinda ao mesmo tempo em que já solicita autorização para realizar estudos técnicos para viabilizar a reabertura do equipamento abandonado.

Campos lembrou que a Fundaj tem um núcleo de cinema e áudio, sendo responsável por dois cinemas (Derby e Casa Forte) e recentemente assumiu o controle do cinema do Porto Digital. “Temos equipe técnica habilitada para assumir o cinema e devolve-lo à população”, afirmou o presidente da Fundaj.

HISTÓRICO – Inaugurado em 1911, como equipamento cultural, recebeu o nome de Cine Theatro de Variedades. Na década seguinte, passou a se chamar Cine Olinda, sendo administrado pelo Coronel Victor José Fernandes.

Em 1932 o artista plástico olindense Bajado foi contratado para pintar cartazes do cinema, sendo logo promovido a gerente. A relação de Bajado com o espaço durou até 1965.

Após esse período, o equipamento cultural foi um pouco de tudo, menos um cinema. Era usado como depósito de açúcar, boliche e alojamento para desabrigados.

Cinco décadas depois, já nos anos 70, o cinema parou de funcionar. Em 1979, a área foi desapropriada pelo então prefeito Germano Coelho. Nos anos 80, com o ex-prefeito José Arnaldo houve uma retomada. O cinema foi rebatizado com o nome de Cine Bajado, em homenagem ao artista, e reabriu. Mas nos anos seguintes o espaço voltou a ficar sem atividade.

MUITO IMPORTANTE TER VOCÊ COM A GENTE – Curta nossa página no Facebook. Siga nos no Instagram e participe do grupo no ZAP.

https://www.facebook.com/observatoriodeolinda Facebook

https://www.instagram.com/observatoriodeolinda/ Instagram

https://chat.whatsapp.com/DwrQyyqBxJAAfBJ5kcGJ1n WhatsApp

https://twitter.com/obsolinda Twitter

https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw Youtube

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: