A Prefeitura de Olinda informou que voltará a impor as regras de proibição de fogos e fogueiras na cidade durante os Festejos Juninos, neste mês de junho, repetindo os procedimentos aplicadas no ano passado, por conta da pandemia da covid-19. Desta forma, fica mantido o Decreto Municipal nº 103/2020, assinado pelo prefeito, Professor Lupércio com as restrições.
Fica proibido, em todo território municipal, o acendimento de fogueira em espaços públicos ou privados, inclusive no interior de condomínios, além da comercialização de fogos de artifício, independentemente de sua potencialidade e alcance, em espaços públicos ou privados. A medida vale enquanto perdurar o Estado de Calamidade Pública.
“Na minha opinião, esta tradição de fogueira já deveria ter sido abolida há anos. É antiquado por vários motivos. Prejudica a saúde das pessoas, independentemente de pandemia; o meio ambiente agoniza e também suja a cidade. Existem outras formas de comemorar o São João”, destacou a funcionária pública Marília Feitosa.
Em nota, a Prefeitura de Olinda também explicou que, neste momento de pandemia, fogueiras e a queima de fogos causam riscos pelas queimaduras e pelo coronavírus, que é uma doença respiratória-pulmonar. “A fumaça lançada no meio ambiente agrava a situação dos que possuem problemas respiratórios”, diz o informe.
O decreto também impõe que as secretarias responsáveis ficam autorizadas a suspender a concessão e a não expedir renovação ou novas licenças autorizadoras da venda de fogos de artifício.
QUER SABER TUDO SOBRE OLINDA PRIMEIRO??? – Curta nossa página no Facebook. Siga nos no Instagram e participe do grupo no ZAP.
https://www.facebook.com/observatoriodeolinda Facebook
https://www.instagram.com/observatoriodeolinda/ Instagram
https://chat.whatsapp.com/DwrQyyqBxJAAfBJ5kcGJ1n WhatsApp
https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw Youtube