Skip to main content

FALOW & DISSE – “BOAS NOVAS PARA OLINDA?” – KJ

 

Senhoras e Senhores observadores, é com muita satisfação que na coluna deste domingo registramos a nossa participação no FÓRUM PERMANENTE DE MOBILIZAÇÃO CONTRA AS DROGAS (FPMCD), ocorrido no último dia 12, na Associação Médica de Brasília (AMB).

O evento foi coordenado pelo pernambucano Edu Cabral e comandado pelo Dr. Quirino Cordeiro Júnior (foto), responsável pela Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção as Drogas e tem por objetivo somar esforços para o combate ao uso de drogas, ao mesmo tempo que visa conscientizar a sociedade quanto aos problemas advindos de substancias psicotrópicas e demais drogas tidas como lícitas, como o álcool e o tabaco.

Do importante evento resultará uma ampla mobilização no país, promovendo reuniões em todo o Brasil, para contrapor ao lobby milionário e, portanto, poderoso que mobiliza grandes setores da imprensa em favor da NEFASTA legalização das drogas, que poderá trazer ainda mais TRAGÉDIAS para as famílias brasileiras.

O evento contou com a presença de entidades como a Confederação Nacional de Municípios (CNM); de atletas consagrados como o velejador Lars Grael; o nadador paraolímpico Daniel Dias; o ex-jogador de basquete Pipoka; o técnico de futebol e ex-treinador de times como o Fluminense, o Bahia, a Ponte Preta, o Botafogo, o pernambucano Santa Cruz, entre outros e da Seleção brasileira de futebol feminino, Jamaica e Costa Rica René Simões.

Também estiveram presentes o lutador de MMA, Rodrigo Nogueira, o Minotauro; ex-atletas, artistas, humoristas como o Paulo Cesar Rocha, o “Paulo Cintura”; Santos do Programa do Ratinho e, entre os relatos de superação. o ator e cantor Rafael Ilha que mencionou como é difícil enfrentar o uso de drogas no Brasil.

Disse ele: “Temos que dar nossas mãos, investir na prevenção. Eu batalhei 13 anos contra a dependência. Graças à força de vontade, eu venci essa guerra!” E continuou: “Obrigado pelo olhar atencioso e sério com que vocês estão olhando para a dependência química…” (virando-se para o Dr. Quirino Cordeiro Júnior).

Outra presença importante foi do pessoal do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas, uma parceria da SENAPRED com as Polícias Militares de todo o Brasil, no lançamento representada pela PMDF, cuja parceria deu origem a uma cartilha que será distribuída nas escolas de todo o Brasil.

Inicialmente serão distribuídas 570 mil cartilhas conforme disse o Capitão Araújo, coordenador do Programa. Durante o evento foi firmado um importante acordo de cooperação técnica com a organização internacional sem fins lucrativos e não-governamental que promove abordagens baseadas em evidencias para a prevenção e tratamento ao uso de drogas, a INTERNATIONAL SOCIETY OF SUBSTANCE USE PREVENTION AND TREATMENT PROFESSIONALS – Associação Internacional de Profissionais na Prevenção e Tratamento Contra Drogas (ISSUP).

O acordo visa promover a realização de estudos, ações e fomento de estratégias na área de prevenção, combate e tratamento. Ao final do evento foi apresentada uma carta aberta sobre o tema, uma espécie de manifesto que traz diretrizes para o encaminhamento de algumas questões práticas, como a realização de seminários, encontros, eventos temáticos e ações contra as drogas Brasil afora.

O documento foi assinado pelos ilustres convidados presentes. “O objetivo é que o manifesto possa ser assinado por toda a população e outras entidades. A ideia é termos um manifesto firme, claro, para que a gente possa construir uma sociedade protegida das drogas”, disse o Dr. Quirino.

Nosso estado não ficará de fora, em breve traremos boas novas para Olinda!

Kildare Johnson – Mediador Judicial – Árbitro – Jornalista e Palestrante Motivacional.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: