logo

share

EUFRÁSIO BARBOSA FINALMENTE SERÁ REABERTO AO PÚBLICO

Após quatro anos em obras – que pareciam intermináveis – o Mercado Eufrásio Barbosa finalmente será reaberto ao público amanhã (05). Abandonado pela administração do ex-prefeito Renildo Calheiros (PCdoB), o prédio histórico foi interditado em 2014, após constatada a ameaça de o telhado desabar. Sem recursos para a obra de restauração, a atual administração da Prefeitura de Olinda firmou convênio com o Governo de Pernambuco para que o estado investisse R$ 20 milhões na reforma e passe a gerir e explorar economicamente o equipamento.

O espaço tem 6 mil m² e está situado no Largo do Varadouro. Com a reforma foram abertos novos boxes de artesanato, lanchonetes, restaurantes, barracas de feira e banheiros. “Além de reaquecer a economia, o local volta a ser mais uma opção de cultura e lazer da cidade, com área para apresentações artísticas, exposições permanentes e itinerantes”, diz nota enviada pela prefeitura.

O Teatro Fernando Santa Cruz também foi contemplado com novo sistema de som, iluminação e rampa de acessibilidade. Nos próximos 30 dias o local vai acomodar exposição de quadros do artista plástico Bajado. O recurso investido na reforma é do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).

FÁBRICA DE DOCES – Com construção datada dos séculos XVII e XVIII, onde existia a primeira Casa da Alfândega de Pernambuco, o local foi, entre 1894 e 1960, a Fábrica de Doces Amorim Ltda. Com planta retangular, em plano único e alvenaria de tijolos, as fachadas são todas rebocadas, sendo a principal com aberturas em arcos plenos e platibanda retangular. Apesar de o prédio original ter passado por algumas reformas, o monumento continua preservado e faz parte da riqueza do conjunto arquitetônico da Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade.

logo