O primeiro grupo de Cavalo Marinho composto apenas por brincantes mulheres, o Flor de Manjerona, estreia na próxima quarta-feira (25), na Casa da Rabeca, localizada na Cidade Tabajara – Olinda. Vai abrir, às 18h, a 25ª edição do Encontro de Cavalo Marinho.
O evento, com acesso gratuito, também contará com as apresentações dos grupos Boi Matuto e Boi da Luz, ambos de Olinda; Estrela de Ouro, Estrela Brilhante e Boi Pintado, do município de Condado, na Zona da Mata Norte pernambucana.
O 25º Encontro de Cavalo Marinho integra o calendário dos festejos natalinos capitaneados pelos filhos e netos do Mestre Salustiano, um dos maiores símbolos da resistência da cultura popular em Pernambuco, falecido em 2008. Este ano a iniciativa conta com apoio da Fundarpe e da Prefeitura de Olinda.
O Cavalo Marinho, manifestação típica da Zona da Mata nordestina, é uma variação do Bumba-Meu-Boi e tem relação próxima com a religiosidade local, atingindo o seu ápice no período natalino. As performances envolvem música, teatro, coreografias e falas improvisadas. Prestam homenagem aos Reis Magos, que na tradição cristã teriam visitado Jesus logo após o seu nascimento, levando presentes para a criança.
Fonte: Olinda Hoje