Skip to main content

EMPINAR PIPA COM CEROL É PERIGO MORTAL

A prática criminosa de soltar pipa utilizando linha com cerol tem provocado acidentes muitas vezes fatais. As vítimas são principalmente motoqueiros, que têm o pescoço cortado quando são atingidos pelas linhas com pó de vidro e cola – base do cerol – mas as próprias crianças podem sofrer lesões graves ao manipular a substância.

Desde janeiro de 2001 está em vigor a Lei estadual 11.931, que proíbe o uso de linha de pipa com cerol. Mas parece que esta é mais uma lei que não “colou”. De acordo com a Associação de Motociclistas e Motoclubes do Estado de Pernambuco – AMO PE – 50% dos acidentes envolvendo linhas de pipas com cerol, deixam as vítimas em estado grave ou gravíssimo.

Por conta disso a Secretaria de Educação de Olinda promoveu, ontem (15), uma ação educativa com alunos da Escola Municipal Base Rural Margarida Alves, em Ouro Preto. O assunto foi abordado com a exibição de vídeos sobre o risco do cerol e depoimentos de vítimas. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e pais dos alunos também participaram.

Atenta a esta prática perigosa, a Guarda Municipal de Olinda, apreendeu neste mês oito latas de cerol, durante a operação Orla Segura. Na abordagem, os agentes orientaram os adolescentes sobre a ilegalidade da prática e os riscos que a substancia pode causar.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/observatoriodeol/public_html/wp-includes/functions.php on line 4669