O prefeito de Olinda, Professor Lupércio se reuniu com o diretor do Escritório da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) no Brasil, Raphael Callou, ontem (02). O objetivo do encontro foi apresentar as potencialidades turísticas, econômicas e os principais eventos culturais que existem na cidade – Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade desde 1982 (Unesco). A proposta das partes é firmar parcerias para fortalecer o setor da economia criativa.
Para injetar a cadeia produtiva e ações que colaborem para inovações e economia em Olinda, a Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo vai submeter à apreciação seis projetos nas áreas de educação e de economia criativa para obter apoio da OEI.
“Um edital deve ser aberto no início de junho para incentivar pesquisas e ações ativas na cidade por dois anos. Vamos focar nas crianças, setor pedagógico, formação e novos negócios nessas áreas de fundamental importância para o futuro da sociedade”, destacou o secretário de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda, João Luiz.
Entre os temas abordados na apresentação para o diretor do Escritório da OEI no Brasil, Raphael Callou, figuraram o Carnaval, Festival da Tapioca, Festival da Cerveja Artesanal, Receptivo Turístico (passeio pelo Sítio Histórico com jeeps do projeto Olinda Aventura), Sala do Empreendedor, a qual já aumentou em mais de 100% o número de atendimentos e regularização dos Microempreendedores Individuais (MEI), entre outros.
O representante da OEI se mostrou empolgado com as propostas e convidou o prefeito Lupércio, o secretário João Luiz e o diretor de Tecnologia, Cláudio Nascimento, para participarem, no próximo dia 5 de julho, em São Paulo, do Encontro da Organização dos Estados Ibero-americanos com gestores municipais do Brasil e de outros países norte-americanos. O evento vai debater ideias de economia criativa e painel das cidades desenvolvidas.