Skip to main content
Prefeitura de Olinda

VEM VER O ECLIPSE TOTAL DA LUA NA PRAIA DO BAIRRO NOVO HOJE

É hoje (27). O mais longo eclipse total da lua deste século deverá ser observado na noite desta sexta-feira, com o apoio de equipes do Espaço Ciência e do Observatório da Sé (Alto da Sé), na Praia do Bairro Novo, em Olinda. Uma programação especial foi montada para ajudar a população na observação, utilizando telescópios. Em frente ao antigo Quartel da PE.

“O melhor momento para observar o eclipse será logo que a Lua surgir. A visibilidade é melhor na praia, mas, claro, dependerá das condições meteorológicas”, explica o coordenador do Observatório da Sé, Cleiton Batista.

O eclipse terá uma duração de quase 103 minutos: 1 hora, 42 minutos e 57 segundos. Ele atingirá o seu primeiro estágio pouco depois das 14h e a Lua entrará na parte mais escura da sombra da Terra (umbra) após às 15h24. No entanto, só a partir das 18h17, ela aparecerá no céu, permitindo a observação.

Logo que nascer, a Lua já estará na região de Umbra e surgirá, portanto, com uma coloração avermelhada, o que lhe rende o nome de Lua de Sangue. Isso acontece porque, assim como no pôr do Sol, quando a radiação solar atravessa a atmosfera terrestre, o seu espectro ganha menos luz azul e mais vermelha.

Espalhada na atmosfera, essa luz se lança na Lua, que a reflete. O final do eclipse acontecerá às 20h28. O eclipse mais duradouro, antes desse, aconteceu em 2000, com 106 minutos (uma hora e 46 minutos). Outro astro que estará em posição privilegiada para observação hoje é Marteem conjunção com o nosso satélite natural. Por estar mais próximo da Terra, o Planeta Vermelho será o segundo objeto mais brilhante durante a noite, perdendo apenas para a Lua.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: