Skip to main content

DUARTE COELHO, O ARGENTINO, OS BICHOS E A ‘FAZENDA OLINDA’

Está cada vez mais comum encontrar animais vagando graciosamente pelas ruas da nossa querida Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade. Não chega a ser uma “Feira de Caruaru” – tão belamente cantada pelo Rei do Baião, Luiz Gonzaga – mas, tem porco, galinha, bode, pato, cavalo, bois e vacas.

Estivesse vivo hoje o nosso donatário/fundador da cidade, o português Duarte Coelho, talvez não tivesse versado a poética frase: Oh Linda!!! Situação para uma Vila”, ao olhar as colinas da cidade. Maas o novo texto poderia ser: Oh Linda!!! Situação para uma fazenda!!!

Quatro séculos depois, esta foi a visão que um outro estrangeiro teve quando morou na Marim, ainda nos anos 80. Um adolescente argentino que se surpreendeu com a quantidade de animais soltos nas ruas, em 1986.

Quem conta o “causo” é o engenheiro Antonio Geraldo, autor do vídeo que reproduzimos abaixo, onde quatro vaquinhas caminham bucolicamente pela principal via de Jardim Fragoso, ligação com a rodovia PE-15.

SÍTIO – “Eu estudava no Colégio de São Bento e chegou um argentino para a nossa turma. Um dia, meio sem jeito, ele me perguntou se Olinda era uma fazenda por causa da quantidade de bichos nas ruas. Depois de mais de 30 anos, nada mudou”, lembrou, rindo.

É. Parece que tem coisas que não vão mudar nunca. Até o dia que acontecer um acidente grave e matar um jogador de futebol, um político ou cantor famoso. Por enquanto, a vida segue com a mesma tranquilidade das vaquinhas que passeiam no vídeo abaixo.

MUITO IMPORTANTE TER VOCÊ COM A GENTE – Curta nossa página no Facebook. Siga nos no Instagram e participe do grupo no ZAP.

https://www.facebook.com/observatoriodeolinda Facebook

https://www.instagram.com/observatoriodeolinda/ Instagram

https://chat.whatsapp.com/DwrQyyqBxJAAfBJ5kcGJ1n WhatsApp

https://twitter.com/obsolinda Twitter

2 comentários em “DUARTE COELHO, O ARGENTINO, OS BICHOS E A ‘FAZENDA OLINDA’

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/observatoriodeol/public_html/wp-includes/functions.php on line 4669