Equipamentos que até pouco tempo faziam parte apenas de filmes de ficção científica, os drones estão se tornando peças cada vez mais comuns no dia a dia das cidades. Em Olinda, o prefeito Professor Lupércio se rendeu à ideia de utiliza-los no apoio a ações de segurança e adquiriu dois deles para a Guarda Municipal usar em ações com as polícias Civil e Militar, Defesa Civil, Controle Urbano e em grandes eventos como o Carnaval. Ontem (21), Lupa fez uma demonstração dos “aviõezinhos”, no Varadouro.
Os modelos adquiridos pela Prefeitura (Mavic) custaram R$ 15 mil. Eles têm autonomia de voo por até 28 minutos e podem alcançar uma altura de 500 metros em relação ao solo. Dois guardas municipais foram treinados para operar os equipamentos, que podem chegar a uma distância de sete quilômetros do ponto de partida e se conectam a celulares e tablets para transmitir as imagens captadas em resolução 4k.
“Estamos muito felizes em cumprir o que prometemos. Os drones vão auxiliar de forma mais rápida o monitoramento das situações de risco. A nossa Guarda, junto com as polícias, está cada vez mais preparada para agir na segurança e oferecer mais tranquilidade à população”, ressaltou o prefeito.
ESTUDOS – Entretanto, a concepção de Lupa nem sempre foi esta. A ideia dos drones em Olinda foi apresentada durante a campanha eleitoral de 2016 como um dos grandes diferenciais do então candidato Professor Lupércio em relação ao seu adversário no 2º turno.
Um estudo estratégico mostrou a viabilidade da proposta e a aceitação da população, mas era algo tão inovador que parte da equipe de campanha achou que estava fora da realidade da nossa província. Dias após ser apresentada no guia eleitoral, a proposta foi retirada do ar.
Dois anos depois – vencidas as resistências e a ignorância – prevaleceu a incontestável verdade e o bom senso. Para o bem do povo de Olinda.