logo

share

DONA DUDA DA CIRANDA DO JANGA MORRE AOS 98 ANOS

Pernambuco perde a “criadora da ciranda” do Janga, em Paulista, Dona Duda da Ciranda (no centro da foto), aos 98 anos. Ela morreu na noite de quarta-feira (05), em sua casa, em decorrência de um câncer no pulmão descoberto no último mês de novembro.

De acordo com sua filha, Jaqueline da Paz, após a descoberta da doença, cuidados paliativos foram ministrados para Dona Duda, uma vez que já em metástase, não havia mais possibilidade de tratamento.

BIOGRAFIA – Vitalina Alberta de Souza Paz, nascida em abril de 1923 em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (RMR), escolheu o nome “Duda” aos 8 anos de idade e foi assim que ficou conhecida desde então. Ao longo de suas mais de nove décadas de vida, ostentou o título de “Criadora da Ciranda” na Praia do Janga, em Paulista, cidade em que morava.

Acometida por um câncer na garganta, no final da década de 1970, ela deixou de cantar. Em maio de 2021, por iniciativa da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) e da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), foi lançado o documentário “Dona Duda da Ciranda”, recontando histórias e os versos das mais de 200 cirandas compostas por ela.

“Minha mãe morreu triste, porque ela não viu a ciranda ser valorizada. Ela também desejou muito ganhar o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco, mas não conseguiu. Nós vamos levar adiante o legado que ela deixou como mãe, guerreira e persistente que era e como cirandeira”, declarou Jaqueline.

Fonte: Folha de Pernambuco

QUER SABER TUDO SOBRE OLINDA E REGIÃO PRIMEIRO??? – Curta nossa página no Facebook. Siga nos no Instagram e participe do grupo no ZAP.

https://www.facebook.com/observatoriodeolinda Facebook

https://www.instagram.com/observatoriodeolinda/ Instagram

https://chat.whatsapp.com/GnwAR5YPueF8QlNFVGAtRA WhatsApp

https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw Youtube

logo