Skip to main content

DIRETORA DE ESCOLA ‘DESCASCA’ PREFEITURA E SINPMOL

Em carta aberta enviada ao Observatório de Olinda a diretora da Escola Municipal Mizael Montenegro, pedagoga Rivanio Nazário, dispara severas críticas à Secretaria de Educação da Prefeitura de Olinda e acusa o sindicato da categoria (Sinpmol) de omissão.

Ela denuncia, em tom de desabafo, a sobrecarga de trabalho e o ‘estranho silêncio’ do Sinpmol. Leia o documento na íntegra abaixo.

Olinda, 11 de outubro de 2020

SINPMOL- Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Olinda

Dizer a palavra não é privilégio de alguns homens, mas direito de todos os homens. Paulo Freire.

Mais uma vez, consigo ver a crueldade que nós professores da Rede Municipal de Olinda estamos enfrentando. Todos nós educadores, sejam contratados ou concursados, gestores, secretários, coordenadores, enfim, todos somos professores. Filiados ou não, somos categoria e estamos sofrendo, é visível, mas o SINDICATO tem que perceber.

Nós que, muitas vezes, somos tachados pela hipocrisia do ser, como não trabalhamos, quando na verdade, estamos sendo explorados pela Secretaria de Educação, três vezes mais, ao qual eu mesma, criei uma nomenclatura para essa exploração – ETV (EXPLORAÇÃO TRABALHISTA VIRTUAL).

Você que está do outro lado, não consegue ver, mas o professorado sente no bolso e na alma. No bolso, porque estamos pagando, do nosso próprio salário, energia, internet, compra de celular ou computador, para atender cursos fechados pela Secretaria de Educação de Olinda, sem ao menos nos dar condições de escolha.

Na alma, porque estamos adoecendo com estresse, ansiedade, desgaste físico e mental, e a sobrecarga de trabalho sem a secretaria nos dar suporte algum. A secretaria de Educação de Olinda nem percebe, mas está adoecendo seus mestres.

Eu comecei a perceber essa situação quando ouvi dos educadores da rede “NÃO ESTOU AGUENTANDO MAIS”, “MEU DEUS, ESTOU ADOECENDO”, “ESTAMOS EXAUSTOS”. As aulas remotas são necessárias, ninguém está reclamando sobre isso, estamos questionando a falta de apoio tecnológico, que a secretaria não está ofertando.

Estamos questionando por que dois cursos além das aulas remotas? Atividades para responder, as quais ultrapassam a jornada de trabalho, até nos finais de semana tem o curso sobre tecnologias na educação.

Os mestres de Olinda estão adoecendo! “NÃO TENHO CONDIÇÕES PARA TROCAR O CELULAR”, “MEU CELULAR NÃO AGUENTA”, os mestres de Olinda estão adoecendo! “MEU DEUS, EU TENHO DOIS VÍNCULOS, COMO POSSO ATENDER OS DOIS SE OLINDA ESTÁ ME SOBRECARREGANDO?”. Os mestres de Olinda estão adoecendo!

Até mesmo nós, gestores e coordenação, temos que capacitar os professores sobre ENSINO HÍBRIDO, sem a gente receber por essa capacitação. É preciso o sindicato perceber essa situação, fazer um documento, pedir nosso apoio, tipo um abaixo-assinado, que possa levar para o secretário e para o prefeito, o PREFEITO PROFESSOR LUPÉRCIO, professor mesmo ou só tem o diploma?

Porque está sendo triste a nossa realidade. Os mestres de Olinda estão adoecendo! Não somos contra a exigir nosso trabalho não. Somos CONTRA A EXPLORAÇÃO TRABALHISTA, estamos trabalhando três vezes mais, sem nos dar as devidas condições.

A Secretaria de Educação de Olinda tem que exigir, não somos contra isso, pois temos metas a cumprir, porém tem que exigir dentro do nosso horário, fora dele, é pura exploração e desgaste dos profissionais.

E os mestres de Olinda estão adoecendo! Crescemos no IDEB e nenhuma carta o professorado de OLINDA recebeu como parabéns. Triste realidade.

Bem, espero que o SINPMOL se faça presente nessa questão e em todas outras que prejudiquem nossa categoria. É com vocês que devemos contar e lutar. Sabem por quê? OS MESTRES DE OLINDA ESTÃO ADOECENDO!

Rivani Nasario – Gestora da Escola Mizael Montenegro Filho

MUITO IMPORTANTE TER VOCÊ COM A GENTE – Curta nossa página no Facebook. Siga nos no Instagram e participe do grupo no ZAP.

https://www.facebook.com/observatoriodeolinda Facebook

https://www.instagram.com/observatoriodeolinda/ Instagram

https://chat.whatsapp.com/DwrQyyqBxJAAfBJ5kcGJ1n WhatsApp

https://twitter.com/obsolinda Twitter

https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw Youtube

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: