A propósito da matéria publicada ontem (03), sobre uma rua no bairro de São Benedito empestada pelo mosquito Aedes Aegypti https://observatoriodeolinda.com/olinda-dengue-zika/, a Secretaria de Saúde de Olinda informou que mantém dois agentes de saúde na localidade que atuam como verdadeiros “assassinos de mosquitos“.
Além de visitas educativas e de inspeção para identificar focos e eliminá-los, os agentes-matadores do Ponto Estratégico do Centro de Vigilância Ambiental de Olinda fazem também um trabalho porta a porta, monitorando os vetores com a instalação de armadilhas de ovitrampa.
Apenas em duas etapas do programa foram eliminados um total de 69.830 ovinhos, impedindo o nascimento de 33.002 mosquitos na primeira instalação e outros 36.828 baby-dengues na segunda.
A prefeitura diz também que realiza “atividades estratégicas” por meio do Comitê Intersetorial de Articulação e Monitoramento das Ações e Mobilização para Prevenção e Controle das Arboviroses.
A unidade é composta por representantes de diversas secretarias que fazem um trabalho planejado de enfrentamento às arboviroses, além da atividade educativa direcionada à população, sobretudo nos postos de saúde e escolas da rede pública e particular do município.