logo

share

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: MAIS UM FERIADO INÚTIL

Primeiro de tudo: nenhum pernambucano minimamente escolarizado desconhece a importância da Revolução de 1817, o que ela representou – e simboliza até hoje. Mas transformar o Dia 06 de março em feriado estadual é uma apelação “terceiro-mundista” que provoca prejuízos econômicos para um estado frágil economicamente.

Dentro do espírito revolucionário de 1817 a Prefeitura de Olinda deveria seguir o exemplo da vizinha Paulista, que se “insurgiu” contra o inoportuno feriado e transferiu a data para o dia 29, a fim de que coincidisse com a Semana Santa. Desta forma evitou o fechamento das escolas, do comércio e dos órgãos públicos.

“Acho importante lembrar 1817. Mas ao invés de decretar feriado seria muito mais importante levar o assunto de forma correta para dentro das salas de aula. As pessoas não se dão conta dos danos causados à economia. Em países como os Estados Unidos os feriados são poucos e em datas importantes como Independência, Ação de Graças e Natal. Aqui, além dos nacionais, estados e municípios se encarregam de sempre arranjar mais um motivo para ‘celebrar’. Um abuso”, afirmou o professor de história Marcos Cárdenas.

Com o feriado caindo em uma terça-feira, como aconteceu este ano, o prejuízo é ainda maior. Alguns órgãos fecharam na sexta-feira da semana passada, “imprensaram” a segunda-feira e só voltam às atividades amanhã. Ou seja; quase uma semana de “férias”. É Brasil!!!

logo