Skip to main content
Prefeitura de Olinda

CULTURA DE LUTO COM MORTE DE GUITINHO DE XAMBÁ

A cultura de Olinda está de luto por conta do falecimento, no início da noite de ontem (17), do músico fundador do Grupo Bongar, Guitinho de Xambá. Ele tinha 38 anos e sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), no último dia 10. Guitinho estava internado, desde então, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Esperança Olinda.

O AVC ocorreu enquanto aguardava a realização de uma cirurgia para tratamento da Síndrome de Cushing, doença rara descoberta recentemente que causa alteração hormonal, aumento da glicose e da pressão arterial.

Guitinho, que fazia parte da comunidade tradicional quilombola Nação Xambá, estudou música no Conservatório Pernambucano e Ciências Sociais na Universidade Federal de Pernambucano. Em 2001 ele criou o Grupo Bongar, a fim de preservar e divulgar o chamado Coco de Xambá.

CARREIRA – Em 20 anos, o grupo lançou seis discos e um DVD, além de ter participado de festivais no Brasil e em países como Reino Unido, Cabo Verde, Bélgica, Irlanda, Cuba, entre outros.

A morte precoce do músico foi lamentada por artistas e autoridades como o prefeito Lupércio e o vice-prefeito Márcio Botelho. “Recebi com tristeza a notícia do falecimento do Guitinho da Xambá. Grande artista que encantava a todos que o via se apresentar. Desejo os mais sinceros sentimentos a toda família e amigos”, escreveu Botelho, nas redes sociais.

O velório está previsto para acontecer hoje (18), das 11h às 15h30, no Centro Cultural Grupo Bongar, Rua Severina Paraíso da Silva, 5330 – São Benedito – Olinda – por trás do TI Xambá. O sepultamento será em seguida, no Cemitério de Beberibe, em Águas Compridas.

QUER SABER TUDO SOBRE OLINDA PRIMEIRO??? – Curta nossa página no Facebook. Siga nos no Instagram e participe do grupo no ZAP.

https://www.facebook.com/observatoriodeolinda Facebook

https://www.instagram.com/observatoriodeolinda/ Instagram

https://chat.whatsapp.com/DwrQyyqBxJAAfBJ5kcGJ1n WhatsApp

https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw Youtube

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: