O sentimento de impunidade predominante no Brasil é tão gritante que provoca situações surreais como a que está acontecendo em uma casa localizada na esquina das ruas 15 de Novembro e São Bento, no Sítio Histórico de Olinda. Lá um grupo de grafiteiros está pintando o muro externo do imóvel, ferindo a legislação de proteção ao patrimônio, que proíbe este tipo de intervenção.
O detalhe pitoresco – para não usar outra palavra inapropriada – é que o crime acontece bem embaixo da janela do gabinete do prefeito Lupércio Carlos, no Palácio dos Governadores. O Conselho de Preservação do Sítio Histórico de Olinda acionou a Prefeitura para que tomasse providências, mas a pintura, iniciada ontem (26), continua sendo executada.
“É uma esculhambação. A casa fica ao lado do prédio da Prefeitura de Olinda e na rua que dá acesso ao Mosteiro de São Bento. O grafite é uma “desarmonizante violência visual”. Após denúncia dos vizinhos a Secretaria de Controle Urbano esteve na casa ontem (26) para impedir o trabalho. Mas os grafiteiros disseram que tinham autorização do prefeito Lupércio para pintar e a fiscalização foi embora sem fazer nada”, disse um morador da área.
Hoje pela manhã, após receber a denúncia, a reportagem do Observatório de Olinda esteve no local e constatou que a grafitagem avança a galopantes passos. Tudo bem embaixo do nariz do prefeito Lupércio. Se a moda pega. . . . .