O coronavírus (Covid-19) está se alastrando em níveis exponenciais pelo Brasil a cada dia. As cidades cada vez mais verticalizadas se transformam em um fator agravante, pois parte significativa da população mora em condomínios.
Então quais os procedimentos devem ser adotados pelos moradores de edifícios para evitar a proliferação da doença? Segue uma série de orientações a síndicos, condôminos e funcionários. Confira.
DOENTE NO PRÉDIO – Em caso de confirmação de morador com coronavírus, as autoridades de saúde deverão ser informadas para fornecer as orientações pertinentes.
Com essa informação, o síndico pode comunicar aos demais condôminos sobre a confirmação da doença no condomínio, sem, contudo, revelar a identidade do morador.
“A pessoa contaminada ficará em quarentena domiciliar monitorada, expô-la aos demais não ajuda a controlar a disseminação do vírus”, afirma José Roberto Graiche Júnior, o presidente da AABIC.
Alguns cuidados que o doente deve ter:
- Não circular pelas áreas comuns
- Se precisar circular, fazer uso de máscara
- Desinfectar as áreas por onde o doente passou (elevador, por exemplo)
- Manter distância mínima de 1,5 metro de outras pessoas
ÁREAS DE LAZER – Como o coronavírus é altamente contagioso e uma das recomendações da OMS e das esferas governamentais brasileiras é evitar aglomerações, os condomínios devem avaliar, individualmente, a suspensão de atividades em academias de ginástica, espaços kids (brinquedotecas, playgrounds, salão de jogos etc), áreas esportivas fechadas etc.
Embora o direito de propriedade seja protegido pela Constituição Federal, fato é que, em meio ao caos que estamos vivendo, esse tipo direito fica relativizado, sempre em prol do interesse coletivo, que se sobrepõe ao individual.
NOVA ETIQUETA – Uma nova cartilha de etiqueta está valendo para quem mora em condomínio. Confira abaixo as principais orientações:
- Elevador cheio? Aguardar o próximo ou usar escadas
- Ainda sobre elevador: para evitar constrangimento, use somente com pessoas da sua família
- Se o seu condomínio oferece dispensers de álcool em gel, usar toda vez que for abrir uma porta (maçaneta), subir escada (corrimãos) ou chamar elevador (botões e porta)
- Seu condomínio usa biometria? Higienize suas mãos antes e depois de usá-la
- Manter distância de pelo menos 1,5 metro das pessoas se estiver tossindo ou espirrando
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo
- Manter as mãos sempre higienizadas, lavando frequentemente com água e sabão (por 20 segundos)
- Precisa manobrar o carro do vizinho (vaga presa)? Higienize suas mãos antes e depois da manobra
- Quer descer com as crianças para o playground em área aberta? Combine com vizinhos uma escala para evitar de ir no mesmo horário
- Unidade em reforma? Ideal é suspender, principalmente com mais de um profissional
- Converse com seus empregados sobre a situação e, em caso de suspeita, afastá-los até se recuperarem
- Suspender temporariamente jantares e confraternizações em suas unidades
– BAIXE AQUI CARTAZ SOBRE RECOMENDAÇÕES AOS MORADORES
FUNCIONÁRIOS – Síndico deve passar orientações aos colaboradores sobre medidas de higiene, tais como:
- Higienização antes de iniciar a jornada de trabalho
- Na guarita: interfone, telefone, maçaneta, portas, superfícies e todos os demais itens de uso compartilhado devem ser higienizados com álcool líquido e papel toalha pelo menos na troca de turno
- Cuidado especial com pertences de uso pessoal
- Auxiliar de serviços gerais devem usar EPIs
- Copa ou cozinha: cada um deve usar seus próprios talheres e copos
- Higienização do vaso sanitário com água sanitária. Pessoas doentes podem contaminar outras pelas fezes
- Funcionário com suspeita deve comunicar sua situação e ser afastado até se recuperar
- Funcionários com mais de 60 anos no grupo de risco: avaliar a necessidade de afastamento para preservar sua saúde até passar o momento crítico
– BAIXE AQUI: CARTAZ COM ORIENTAÇÕES AOS FUNCIONÁRIOS SOBRE CORONAVÍRUS
LIMPEZA E DESINFECÇÃO DE ÁREAS COMUNS
- Orientar funcionário de limpeza a desinfectar várias vezes ao dia superfície que são tocadas muitas vezes ao dia, como elevadores (portas, botões), corrimãos, maçanetas, brinquedos do playground etc. Usar álcool ou produtos que tenham em sua composição álcool, alvejante e hipoclorito de sódio
- Instalar dispensers com álcool em gel (70%) em áreas de acesso (hall de entrada, próximo aos elevadores na garagens e térreo), ou áreas de grande circulação
- Deixar os corredores o mais ventilado possível
- Estimular que moradores higienizem suas mãos ao entrar no condomínio, para evitar levar contaminação para dentro do empreendimento
- Controle de acesso por biometria: avaliar outro meio de acesso (tags, crachás) ou redobrar a higienização do equipamento
ASSEMBLEIAS – A indicação é para adiar a convocação de assembleias ou reuniões presenciais, atendendo aos alertas emitidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A recomendação é aguardar a evolução da doença e retomar assembleias quando houver segurança.
No caso de assuntos inadiáveis a realização de assembleia deve ocorrer apenas para deliberar questões que envolvem aspectos legais e representatividade, como um mandato de síndico que está para vencer.
Nesses casos, a orientação é fazer assembleia com pauta de item único, de rápida duração, observando espaços físicos bem ventilado e com distanciamento entre pessoas.
DIGITAL – A realização de assembleias digitais, que adotam recursos tecnológicos, é uma possibilidade que permite ao condomínio contornar a situação atípica causada pelo coronavírus, desde que haja previsão em sua Convenção de tal medida.
Dois aspectos legais devem ser observados: 1) é condição para realização das assembleias a convocação de todos os condôminos (art. 1.354 do Código Civil), 2) deverá ser indicada uma fórmula técnica-jurídica que assegure a fidelidade daquele que manifesta seu voto virtual, como, por exemplo, o manejo do certificado digital.
Com informações da SindicoNet
SIGA-NOS E SAIBA TUDO PRIMEIRO – Curta nossa página oficial no Facebook. Siga no Instagram. Participe do grupo no ZAP.