Skip to main content

CONTRADIÇÃO: NÚCLEOS DE SEGURANÇA VIRAM ABRIGO PARA MARGINAIS

Idealizados na época do Governo Jarbas Vasconcelos como uma grande ideia para combater a violência, os Núcleos de Segurança Comunitária (NSC) localizados em Olinda estão abandonados ou precisando de reparos. O quadro caótico revela o descaso do Governo de Pernambuco com os equipamentos. A situação chamou a atenção da Câmara de Vereadores, que produziu um relatório sobre o problema e enviou ao Executivo estadual.

A iniciativa de cobrar a recuperação foi do presidente da Câmara, vereador Jorge Federal. “Diante do aumento dos índices de violência em Pernambuco e no Brasil,” afirmou. Uma moção de apelo foi aprovada por unanimidade, ontem (15), em plenário e e encaminhada ao governador Paulo Câmara para que providências sejam adotadas junto a Secretaria Defesa Social e a Polícia Militar.

Jorge Federal fez uma visita aos Núcleos de Segurança Comunitária implantados nos bairros de Olinda, e constatou o abandono. Em Águas Compridas, o Núcleo teve suas portas roubadas, transformando-se num depósito de lixo, fezes e serve de abrigo para marginais. Tudo isto acontece ao lado de um Posto de Saúde municipal. Outro exemplo do abandono é o Núcleo de Jardim Atlântico, localizado na Avenida Rosa Silvestre.


Os outros prédios estão instalados em bairros populosos como Peixinhos, Águas Compridas, Bonsucesso, Jardim Brasil, Ouro Preto, Rio Doce, Carmo, Jardim Atlântico, Bairro Novo e Jardim Fragoso. “A experiência dos núcleos demonstrou a possibilidade da combinação de ações públicas de natureza preventiva com presteza de resultados. A prevenção pode ser rápida, barata e mais eficiente” disse Jorge Federal.

No entender do vereador, “os prédios já existentes podem ser reativados, com ações integradas, objetivando estabelecer uma estratégia de prevenção social da violência e de intervenção estruturadora de uma política integrada de segurança nas comunidades.”

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: