Skip to main content

COMPESA REDUZ RACIONAMENTO PARA 700 MIL USUÁRIOS

A partir de hoje (02), as cidades de Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima terão redução do rodízio de abastecimento de água. A melhoria se dá na diminuição dos dias sem o fornecimento de água, que passa de seis para quatro dias. Dessa forma, o regime de distribuição que previa um dia com água para seis dias sem (1×6), passará agora para um dia com água e quatro dias sem (1x 4). A notícia foi anunciada, ontem (01), pela presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Manuela Marinho, durante entrevista coletiva.

O novo calendário já pode ser consultado no site da Compesa. A redução do rodízio beneficia 700 mil pessoas que residem nesses municípios, diante da melhoria do nível de armazenamento da Barragem de Botafogo, localizada no município de Igarassu.

Com as chuvas ocorridas no inverno deste ano, o reservatório alcançou 62% da sua capacidade de armazenamento, cerca de 17,3 milhões de metros cúbicos – maior volume registrado nos últimos oito anos.

Em março deste ano, a barragem estava com apenas 10% da sua capacidade. O Sistema Botafogo também é alimentado por outros mananciais, cujas captações – à fio d’água – são feitas nos rios Arataca, Cumbe, Monjope, Conga e Tabatinga.

Dentro do universo de 700 mil pessoas beneficiadas com a redução do rodízio, 40 mil já são abastecidas todos os dias, e outras 160 mil contam com um regime de abastecimento diferenciado, com calendário que prevê três dias com água e três dias sem (3×3).

Para incrementar a oferta de água em Olinda, também está em andamento uma obra para implantar uma adutora a partir da Estação de Tratamento (ETA) Alto do Céu, situada no Recife, que transportará o volume de 300 litros de água, por segundo, para a cidade.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/observatoriodeol/public_html/wp-includes/functions.php on line 4669