Skip to main content
Prefeitura de Olinda

COMETA DO NATAL PODERÁ SER VISTO HOJE NO ALTO DA SÉ

Ele só aparece a cada cinco anos e meio. Normalmente passa longe da Terra, mas, de acordo com a agência espacial norte-americana NASA, o cometa 46P/Wirtanen – também conhecido como “Cometa do Natal” – poderá ser visto a ‘olho nu’, hoje (16), nas Américas. Os astrônomos estimam que essa passagem será mais próxima da Terra em 70 anos. Então a nossa dica é ir ao Observatório Astronômico, no Alto da Sé, à noite, para tentar ver o corpo celeste.

Os estudiosos revelaram também que o 46P/Wirtanen será o mais brilhante cometa a passar perto do planeta nos últimos 20 anos. A cor predominante é verde e se deve a nuvem brilhante de gás e poeira que o envolve. Ela tem cianogênio e carbono diatômico, que brilham nesta cor quando são ionizadas pela luz do sol.

O “cometa de Natal” também é considerado “hiperativo” e viaja a uma velocidade de 34.200 quilômetros por hora. Especialistas afirmam que ele parece “emitir mais água do que deveria devido ao tamanho do seu núcleo, que também contém uma grande quantidade de gelo volátil.

A aparição deste anos deve ser a mais interessante desde que ele foi descoberto, há 70 anos, por Carl Wirtanen no Observatório Lick de Mount Hamilton, na Califórnia, em 17 de janeiro de 1948.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: