O Conselho Nacional de Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro (CNOR) está promovendo uma campanha nacional para que seus associados compareçam aos bancos de sangue mais próximos, em suas cidades, a fim de realizarem doações.
Além dos reservistas, o CNOR recomenda que familiares também se engajem na campanha. “Nosso objetivo é sensibilizar toda sociedade da necessidade de repor os estoques de sangue, principalmente neste período de véspera de Carnaval”, explicou o presidente do CNOR, o tenente Rogério Vasconcelos.
A operação, batizada com o sugestivo nome de “Sangue Pelo Brasil”, tem como referência o major Apollo Rezk, militar oriundo do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR/RJ), que lutou contra o nazi-fascismo durante a Segunda Guerra Mundial, na Itália.
Se estivesse vivo, Rezk teria completado 102 anos no último dia 09. “Ele deu seu sangue pela humanidade e foi o brasileiro mais condecorado da II Guerra Mundial. Apollo Rezk, um herói do Brasil. Seja um herói. Doe sangue e salve vidas”, diz a mensagem distribuída pelo CNOR a todas as associações de oficiais R2 espalhadas pelo País.