Por conta das fortes chuvas em Olinda, ontem (10), a Defesa Civil do município implantou sete lonas, oito reposições de lonas plásticas, uma erradicação arbórea, quatro vistorias em barreiras e quatro vistorias em imóveis de risco. Foram presenciados ainda um deslizamento de barreira e uma queda de árvore, total de 26 ocorrências, sendo nenhuma delas considerada grave.
O deslizamento sem vítimas foi no Morro do Manduba, Escadaria de Vênus, em Caixa D’Água. O casal desabrigado foi encaminhado para cuidados da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos. Já a residência será demolida hoje (11).
Pela manhã, no momento mais intenso da chuva, 70 pessoas da Defesa Civil foram às ruas, divididas em equipes para colocação e substituição de lonas, corte de árvores, engenharia e assistência social. Foram registradas três movimentações de barreira nos bairros de Aguazinha, Caixa D’Água e Águas Compridas. Não houve necessidade de desocupação de imóveis nem registro de feridos.
A Secretaria ultrapassou a marca de 350 mil m2 de lonas instaladas na cidade. O trabalho atua em qualquer local que possa oferecer risco à população. Nenhuma ocorrência grave foi registrada desde o ano passado. São mais de 20 bairros atendidos pelo serviço.
Ainda houve um trabalho da Secretaria Executiva de Serviços Públicos de Olinda com uma equipe de limpeza e desobstrução na Ponte das Tartarugas (Canal do Fragoso, bairro de Jardim Atlântico).
Há previsão de mais chuva para esta quarta (11), o telefone da Defesa Civil de Olinda está à disposição da população – 0800 281 2112.
Outros números da terça (10)
BAIRROS COM MAIS CHUVA
Bonsucesso – 110 mm
Jardim Fragoso – 91 mm
Aguazinha – 83 mm
Tabajara – 74 mm
Águas Compridas – 56 mm
Total de lonas aplicadas 6.424m²