Após um mês de trabalho inspecionando os postes de eletricidade do Sítio Histórico de Olinda a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) removeu mais de 800 quilos de fios de telefonia instalados irregularmente. Um verdadeiro buruçu – como diz o olindense quando se refere a confusão – que deixou a Cidade Patrimônio feia e com maior risco de acidentes.
Até ontem (30), 230 postes haviam sido fiscalizados para averiguar o cumprimento de normas técnicas e de segurança preestabelecidas em contrato com as empresas de telecomunicações. O trabalho vai continuar e os técnicos ainda devem inspecionar postes de mais 34 ruas e ladeiras da Cidade Alta.
A Celpe diz que a operação foi informada com antecedência às empresas, alertando sobre a necessidade de ordenamento dos fios. “Quando os prazos não são cumpridos, as redes irregulares são removidas”, informa a companhia.
Por ser uma área com museus, escolas, faculdades, prédios públicos e hospitais, a concessionária reforça que, em caso de instabilidade no funcionamento de serviços, como internet e telefonia, o cliente deve entrar em contato com a empresa responsável pela rede.