A professora da rede municipal de Olinda, Rivani Nasario, conhecida como a Cangaceira do Cordel, foi convidada para participar do 4° Círculo Natalense do Cordel -2019. A poetisa, que também é jornalista e pedagoga, leva na bagagem uma série de mais de 50 títulos voltados para a educação por meio da literatura de cordel.
O evento é organizado pela Estação do Cordel de hoje (14) até sábado (16). “Vamos mostrar a experiência na utilização do cordel em sala de aula, na nossa escola, em Olinda. Este tema, por sinal, tem proporcionado diversos convites para apresentar o modelo, que vai desde o estudo de métrica e rima, até a impressão do cordel construído pelos alunos”, afirmou.
Rivani explicou também que boa parte dos mais de 50 temas dos cordéis são voltados para uso em sala de aula. “É mais uma ferramenta no ensino-aprendizagem que os professores podem explorar com excelentes resultados, principalmente no envolvimento dos estudantes”, disse.
A poetisa já foi premiada a nível nacional pelo Ministério da Educação com um trabalho sobre Patativa do Assaré e tem suas obras nos acervos da Universidade de Macau, na China. Já realizou campanhas educativas para o Estado de Pernambuco e municípios como Olinda e Recife.