É a própria Prefeitura de Olinda quem afirma: O Centro Integrado de Atenção à Criança Professora Norma Coelho (CAIC), em Peixinhos, nunca recebeu qualquer tipo de requalificação desde 1995, quando foi inaugurado. Ou seja – desde Jacilda Urquisa, passando por Luciana Santos e Renildo Calheiros – nenhum prefeito anterior a Lupa fez nada pela unidade escolar.
De acordo com a Secretaria de Educação, o a reforma do prédio irão beneficiar quase mil estudantes e 40 professores. “A intervenção na parte física envolve a renovação do teto, das 17 salas de aula, 12 banheiros, quadra poliesportiva, vestiários, biblioteca e outras dependências. O projeto engloba também a construção de rampas de acessibilidade, reativação da caixa d’água, novos quadros nas salas de aula e requalificação das áreas externas de circulação e convívio (jardins, calçadas e eixos de circulação principal de acesso)”, diz a nota da prefeitura.
De acordo com a diretora de Manutenção da Secretaria de Educação, Esportes e Juventude, a engenheira Chyntia Guerra, sanar as dificuldades do projeto antigo e modernizá-lo para novas estruturas foi imprescindível. “Uma das preocupações é proporcionar o conforto térmico com melhor ventilação. Em mais de quatro meses de obras, demos prioridade à requalificação de toda rede elétrica, madeiramento do telhado e recobrimento com telhas especiais, pintura e colocação de combogós em todas as salas de aula”, explicou.
“O CAIC é uma escola de referência. Além dele, existe uma creche. Nós identificamos muitos problemas e tivemos que fazer um grande estudo para sanar e também não prejudicar o ano letivo devido à quantidade de intervenções que o local está passando”, destacou o secretário de Educação, Paulo Roberto Souza Silva.