Um botijão de gás gigante, com quase dois metros de cumprimento, foi encontrado, ontem (13), na Praia do Bairro Novo – orla de Olinda. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o equipamento é de origem mexicana, tem capacidade para armazenar cerca de 200 quilos de gás, apresentava desgaste provocado por ferrugem e resíduos no interior da embalagem. Mas não há riscos de explosão. Após o “resgate” no mar a peça foi encaminhada para análise em uma empresa especializada.
Duas equipes do Grupamento de Salvamento e Resgate foram responsáveis pela retirada do objeto das águas, chamando a atenção de quem passava pelo calçadão. “O mar está virando um lixão. Navios descartam todo tipo de lixo sem qualquer cuidado com o meio ambiente. O pior são as embalagens plásticas, que matam tartarugas e tubarões. Isto é, na verdade, um crime ambiental”, comentou a socióloga Carla Ferreira.
A aposentada Janete Cassundé recorreu às fábulas sobre piratas para imaginar que poderia haver um mapa do tesouro dentro do botijão. “Já pensou se aí dentro tem alguma coisa valiosa? Ou uma espécie de mensagem da garrafa“, comentou. Um transeunte que não se identificou foi mais realista e alertou para a possibilidade de o equipamento também ter sido utilizado para transportar drogas. “Tudo é possível. Pode ter entorpecentes aí dentro. Foi descartado pelos traficantes após alguma abordagem policial”, especulou.