Por medida de segurança, a Defesa Civil de Olinda interditou, no início da semana, mais um bloco do Conjunto Habitacional Juscelino Kubitschek, na 4 ª Etapa de Rio Doce, em Olinda. Desta vez, os moradores das duas torres do bloco D, na Quadra 66, tiveram que deixar seus apartamentos às pressas. A causa da desocupação de emergência é o alto risco de desabamento das edificações devido aos problemas estruturais.
Desde a fachada, é possível ver alguns dos transtornos enfrentados pelos moradores. São ferros expostos, reboco esfarelando e muitas rachaduras. No habitacional há blocos interditados há mais de 15 anos.
Com o risco de desabamento e necessária desocupação do conjunto habitacional, na última quarta-feira (04), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) emitiu recomendação à Prefeitura de Olinda para salvaguardar os moradores.
No documento, assinado pela promotora de Justiça de Habitação e Urbanismo de Olinda, Belize Câmara, são solicitadas medidas imediatas, como o fornecimento de auxílio-moradia aos realocados e o cadastro de famílias em vulnerabilidade em programas sociais para aquisição de unidades residenciais no município.
Fonte: OP9