Militares de batalhões de Engenharia do Exército serão disponibilizados, em uma força-tarefa, para ajudar na limpeza emergencial do Canal do Fragoso, em Olinda.
O trabalho é fruto de convênio entre o Governo do Estado e o Ministério da Defesa a fim de diminuir os transtornos durante o inverno que se aproxima.
Desde o início das obras, há mais de dez anos, as áreas adjacentes se tornaram um ponto crítico de alagamentos.
O canal possui vários trechos assoreados e com presença intensa de baronesas, o que dificulta o escoamento e consequentemente resulta na redução da capacidade de volume de água.
Durante a semana, representantes do Comando Militar do Nordeste (CMNE) fizeram uma visita técnica na área para definir como irão atuar.
“A limpeza e o monitoramento do canal são de responsabilidade da Prefeitura de Olinda. Porém, diante da necessidade e da urgência de ações preventivas, o Governo do Estado vem buscando soluções para minimizar os impactos da chuva”, diz nota do Governo de Pernambuco.
DESAPROPRIAÇÃO – Nesta semana foi publicado no Diário Oficial a reedição do decreto de desapropriação da área do Canal do Fragoso.
A renovação abrange toda a área de 220 hectares, incluindo trechos que já foram executados.
O decreto é necessário para que o governo continue com o processo de novas desapropriações possibilitando o avanço da obra que promete resolver de vez o problema dos alagamentos.
Neste período que antecede as chuvas, a prioridade é a retirada das famílias das áreas de risco no entorno do Fragoso.
“A preocupação do governo é preservar vidas e ser célere nas desapropriações, evitando novos alagamentos nas casas das pessoas”, completou Luiz Byron, diretor da Cehab.
QUER SABER TUDO PRIMEIRO??? – Siga nos no Instagram e Youtube. Participe do grupo no ZAP.
https://www.instagram.com/redeobservatoriope/ Instagram
https://chat.whatsapp.com/CIylu51erFy9t9cIy49GRg WhatsApp
https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw Youtube