Skip to main content
Prefeitura de Olinda
Blog Observatório de Olinda

BALEIA AZUL 2: MOMO É A NOVA AMEAÇA ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Depois do maligno desafio da Baleia Azul – que fez até vítimas fatais, no ano passado – a mais nova ameaça às crianças e adolescentes atende pelo nome de MOMO e chega por meio de um número de telefone do Japão via WatsApp. Os pais devem ficar atentos a mais esta armadilha que busca suas vítimas através de um convite ao seguinte desafio: “Você tem coragem de se comunicar com ela?”

Algumas escolas já emitiram alertas sobre a “novidade”. MOMO é uma boneca de olhos arregalados e aspecto de filmes de terror, uma espécie de personagem maligno. Pessoas que receberam o convite de MOMO disseram que o contato se apresenta como “L” – nome de um personagem do anime “Death Note”. No desenho, uma entidade mata os que têm os nomes escritos em um caderno.

Especialistas em segurança cibernética alertam para não manter contatos de pessoas desconhecidas nas redes sociais. Mas infelizmente muita gente termina, ingenuamente, escancarando a “porta de casa” para todo tipo de golpe ou ameaça. A recomendação aos adolescentes é sempre a mesma do mundo real: – Nunca fale com estranhos!!!

BONECA – A foto do perfil MOMO é na verdade de uma escultura exibida em 2016 no museu Vanilla Gallery, de Tóquio. A obra se chama “Guai Bird”, da artista Keisuke Aisawa, e representa um monstro tradicional do folclore chinês e japonês – lenda que trata de um fantasma de mulher que morreu na gravidez e a forma dela, que é similar a um pássaro. Essa personagem seria responsável, às vezes, por sequestrar crianças.

Muitas crianças têm se interessado pela “brincadeira” e podem acabar fornecendo dados pessoais. Também é possível enviar links maliciosos que podem infectar o telefone com vírus que roubam senhas diversas. Fique esperto, então.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: