Tem coisas que só acontecem em Olinda mesmo!!! Um homem condenado por roubo foi considerado APTO pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Olinda (COMDACO) para concorrer ao cargo de conselheiro nas eleições que ocorrem amanhã (06). O absurdo só foi barrado porque o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) solicitou à Justiça a exclusão da candidatura.
O pedido foi acatado, ontem (04), pela juíza Laura Amélia Moreira Brennand Simões, que decidiu pela eliminação imediata da candidatura de Guilherme Caio Felix Paixão, condenado a cinco anos e quatro meses de reclusão, por roubo qualificado.
Este foi mais um episódio da catastrófica atual gestão do COMDACO. A omissão do órgão poderia ter levado um assaltante a ocupar função que existe justamente para proteger vulneráveis de pessoas como ele. “Seria como colocar a raposa pra cuidar do galinheiro“, afirmou um candidato ao conselho, que preferiu não se identificar.
FACA NO PESCOÇO – Em 2014 Guilherme Caio assaltou uma adolescente de 15 anos, utilizando uma faca. “O candidato não tem idoneidade moral para exercer o cargo, o que poderá comprometer a qualidade do serviço do Conselho Tutelar e expor ao risco crianças, adolescentes e famílias que vierem a ser, por ele, atendidas”, disse a promotora Aline Arroxelas.
“Há nos autos elementos suficientes para o provimento de urgência a fim de preservar os interesses coletivos afetos à infância e juventude do município de Olinda, outrossim é medida que garante o respeito, especialmente, aos princípios da legalidade e da moralidade pública, uma vez que as funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei”, salientou a juíza na decisão.