Skip to main content

503 ANOS DA REFORMA PROTESTANTE – Pr Wagner Manoel

Hoje completa-se 503 anos que Martinho Lutero fincou as suas 95 teses na porta da Catedral de Wittenberg, na Alemanha. Engana-se quem pensa que a Reforma Protestante foi um movimento meramente anti-católico ou religioso. A Reforma teve uma extensão política e social imprescindível.

A reforma pôs fim à Idade Média e lançou luzes na ciência e na economia de então. Em Genebra por exemplo, por influência de João Calvino, surgiram os primeiros bancos Citz in Got (Cidade de Deus), como ele chamou, saindo da condição de vilarejo de camponeses para uma das cidades mais poderosas do mundo até hoje.

Por influência de um espírito reformado John Locke propôs as bases da monarquia parlamentarista adotada na Inglaterra e repetida ao redor do mundo, impedindo o surgimento do monarquias totalitárias.

Enfim, que a Reforma continue em nossas Igrejas e corações, desejando sempre que a humanidade avance e pense mais na transformação do ser humano e da sociedade. Afinal, “O Justo Viverá da Fé” ( Romanos 1.17), foi o versículo que inspirou o Jovem Lutero e nos serve de inspiração até hoje.

Wagner Manoel é Pastor titular da Igreja Batista do Bairro Novo, localizada na Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcante, 1128 – Bairro Novo, Olinda.

MUITO IMPORTANTE TER VOCÊ COM A GENTE – Curta nossa página no Facebook. Siga nos no Instagram e participe do grupo no ZAP.

https://www.facebook.com/observatoriodeolinda Facebook

https://www.instagram.com/observatoriodeolinda/ Instagram

https://chat.whatsapp.com/DwrQyyqBxJAAfBJ5kcGJ1n WhatsApp

https://twitter.com/obsolinda Twitter

https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw Youtube

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: