Skip to main content

RUÍNA DO SENADO DE OLINDA SERÁ RESTAURADA

A estrutura remanescente da Ruína do Senado de Olinda, na Rua Bernardo Vieira de Melo, em frente ao Mercado da Ribeira, receberá um trabalho de recuperação, limpeza e conservação. A assinatura da Ordem de Serviço acontece hoje (07), às 9h, no local. O prefeito Lupércio aproveitará o evento para comemorar a Data do 1º Grito da República, celebrada no dia 10 de novembro.

As obras começam hoje mesmo e devem ser concluídas no fim de janeiro de 2020. A intervenção  compreende a consolidação da estrutura remanescente, constando de escoramento emergencial; estabilização dos espaços entre as pedras existentes e preenchimento de fendas e revestimento das fachadas.

“Trata-se de monumento constituído de alvenaria em pedra e tijolo prensado com argamassa. Encontra-se em acelerado processo de degradação e depredação, com deslocamento de peças, fissura e sujidades. É um espaço histórico no nosso município, onde foi realizado o primeiro Grito de Independência das Américas, 70 anos antes da Revolução Francesa e 60 antes da iniciativa nos Estados Unidos”, explicou a secretária executiva de Patrimônio, Ana Cláudia Fonseca.

O valor da obra é de R$ 30 mil, recursos do Fundo de Preservação.

HISTÓRIA – No local funcionou o Senado de Olinda, hoje corresponderia à Câmara de Vereadores. Depois que foi fechado e o Poder Legislativo foi transferido pra outro bairro, onde hoje é o prédio da Prefeitura Municipal, o edifício desmoronou. Lá, em 10 de novembro de 1710, Bernardo Vieira de Melo deu o primeiro grito em favor da fundação da República no Brasil.

Serviço


Recuperação da Ruína do Senado

Data: quinta, 7 de novembro, a partir das 9h

Local: Rua Bernardo Vieira de Melo, em frente ao Mercado da Ribeira

Ação: assinatura de ordem de serviço e início das obras

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/observatoriodeol/public_html/wp-includes/functions.php on line 4469