Skip to main content

PARA RESOLVER OS PROBLEMAS DA “TERRA DE NINGUÉM”

Acontece muito em áreas limítrofes entre municípios. Para recolher impostos como o IPTU as duas cidades enviam os carnês aos moradores e “brigam” pelo crédito, mas na hora de prestar serviços como a coleta do lixo elas fazem o velho “jogo de empurra” e a população é quem fica no prejuízo. Quem vive nas chamadas “terra de ninguém” sabe bem o que é isso. Cidade Tabajara ( limite com Paulista) e Salgadinho (Recife) são dois exemplos clássicos, em Olinda.

Para amenizar este problema Olinda e Recife estão firmando uma parceria metropolitana que vai resultar na requalificação da Avenida Luís Correia de Brito, importante corredor de circulação de veículos e pedestres, entre as duas cidades irmãs. Ontem (29), o Professor Lupércio o prefeito Geraldo Julio, no bairro de Sítio Novo, para acompanharem de perto as intervenções que estão sendo realizadas na via.

A ação conjunta terá investimentos na ordem de R$ 300 mil e permitirá o recapeamento do asfalto, drenagem e troca de tubulações, pondo fim aos constantes problemas de alagamentos. A previsão é de que o trabalho seja concluído em outubro. Todo o trajeto também receberá uma nova iluminação, ampliando a visibilidade de condutores e pedestres.

Com cerca de 1,5 km, a rota abriga uma gama de comércio e serviços, além de grande número de residências. Para os condutores, os buracos e falhas no pavimento também representavam perigo. De acordo com o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, o trabalho faz parte do compromisso de romper entraves. “Trata-se de uma parceria de extrema importância. A população de áreas localizadas nos limites entre municípios sempre acabava prejudicada, sem saber a quem recorrer. Nós ouvimos a voz das ruas e nos empenhamos para mudar esta realidade”, destacou.


A operação teve início no mês de agosto e também é comemorada pelo prefeito do Recife, Geraldo Júlio. “Atuando de mãos dadas nós conseguiremos avançar muito mais. E quem ganha com tudo isso é a população”, ressaltou.

JANGA – De acordo com o secretário de Serviços Públicos de Olinda, Evandro Avelar, que acompanhou a visita, outras obras deste porte também devem ser executadas até o fim deste ano. A oferta de serviços públicos em áreas limítrofes com Olinda tem sido uma das preocupações do Professor Lupércio. Recentemente, a atual gestão se uniu ao município do Paulista para a recuperação do asfalto da Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcante com a Avenida Cláudio José Gueiros Leite, na altura da ponte do Janga.

Deixe uma resposta