Skip to main content

OS ARTISTAS DE OLINDA NA COWPARADE

Conheça o perfil dos seis artistas radicados em Olinda que participam da Cowparade – a exposição que utiliza vacas em fibra de vidro como suporte para intervenções urbanas de artistas plásticos.

Jorge Di Farias

Pintor, desenhista, gravurista, escultor. Natural do Recife – PE. Estudou desenho no Grupo Aluízio Magalhães (GAM) de arte e oficio, no Recife, e pintura na Meyer le Bien, em Paris. Atualmente mantém seu atelier no Sitio Histórico de Olinda. Em seus 30 anos de arte, pesquisas, estudos e experiências Farias criou mais de cinco mil obras sendo 4.670 registradas e espalhadas em 43 países. Suas obras expressam e traduzem o folclore, a crença, a força, a alegria e o cotidiano do povo nordestino. Entre salões e exposições individuais ou coletivas, são mais de 150 mostras e 30 prêmios entre eles a Master Gold Medal pelo primeiro lugar no Salão Internacional de Arte, em Londres, Inglaterra. Além de Brasil e Estados Unidos, expôs em Portugal, Espanha, França, Suiça, Itália, Alemanha, RepúblicaTcheca, Polônia, Holanda e Bélgica.

Localização da Vaca: Em frente à Prefeitura do Recife

Antônio Paes

Atua nas áreas de arte e design, participou de exposições coletivas como Arte em Toda Parte 2003 e 2010, XV Exposição de Arte do IMIP, fazendo sua individual em 2015. Desenvolveu o projeto gráfico para a Grife do Carnaval do Recife entre os anos de 2010 e 2012 junto a Bete Paes. Designer gráfico responsável pelo Espaço Interferência Janete Costa deste de 2010.

“Carnaval de Olinda é uma obra que traduz em forma de imagem o universo carnavalesco vivenciado durante esta manifestação popular. Fantasias, músicos, máscaras, passistas, blocos e grafismos representam esta pulsante mistura rítmica”.

Localização da Vaca: Praça do Arsenal, centro do Recife.

Silvana Nascimento

Nascida em Salvador, 42 anos, mora, há 20 anos, em Olinda, cursou licenciatura em Artes Plásticas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), criadora e produtora do Xinxim da Baiana e Xinxim das Artes, onde expõe suas obras, lançou o livro de desenhos “Seres” pela Editora Livrinho e participou de algumas exposições locais!

Descritivo da obra:

A vaca de Marinheiro vem ao Cow parade convidar a todos a mergulhar no mar e sentir a sua alegria, cores, vibração e beleza!

Fugindo das características arquetípicas do marinheiro, âncora, cor azul e branca, barquinhos e peixinhos. “Eu fui nas profundezas dos sentimentos e trouxe cores de verão de uma cidade quente e litorânea, onde tem o frevo como Expressão corporal”!

Localização da vaca: Em frente à Extrafarma da Avenida Carlos de Lima Cavalcante, em Olinda.


Sandra Valeria Carpina

Morou 23 anos na Europa onde estudou, casou, trabalhou. Área de trabalho: decorações de festas e eventos. Organiza casamentos e bodas, festas de aniversários na Europa, em Atenas – Grécia. Ela está abrindo no Brasil, empresa de decorações.

“Ao tomar conhecimento através do meu filho que a Cowparade havia chegado aqui, no Recife, resolvi participar. E para minha surpresa o meu projeto foi escolhido. E aqui estou grata por mais essa oportunidade de mostrar meu trabalho e fazer parte de um evento como esse conhecido mundialmente. Também agradecida por ver as pessoas interagindo com nossas vaquinhas”.

Localização da vaca: Em frente à Casa da Cultura, proximidades da Estação do Metrô.

Carlos André Pereira da Silva

Conhecido como C. A Graff, Carlos é pintor, desenhista e grafiteiro, natural do Recife. Nascido em Olinda, formado em marketing na Faculdade IBGM, cursou pintura e desenho no Senac- Recife. Ministrou aulas de desenhos e oficinas de Grafite pelo Agreste e Sertão de Pernambuco e outros estados do Brasil, e atualmente ministra aula de desenho e grafite em projetos sociais da cidade de Olinda.

Desde a infância já desenhava tendo grande incentivo dos pais, sendo sempre regada essa semente da arte. Com lápis de colorir e folhas de papel começou e depois descobriu novas cores para a vida profissional. Ele encontrou no grafite uma das principais expressões do Hip Hop.

Carlos André abandonou o preto e branco e foi descobrindo a mágica das cores. “Procuro na minha arte expressar o nosso cotidiano, culturas, nossas cidades, histórias e momentos atuais. Hoje estou difundindo a minha arte para o mundo, mostrando meu trabalho, meu estilo e plantando novas sementes em  futuros artistas”.

Localização da vaca: Avenida Domingos Ferreiras, Boa viagem, em frente a Farmácia Extrafarma.

Zed’ Melo

Pernambucano e pesquisador e experimentador em artes plásticas. Artista Plástico, curador, produtor cultural e oficineiro. Participante da CowParade 2017 e de várias exposições no Sudeste brasileiro e Pernambuco. Com obras que ultrapassaram as fronteiras brasileiras. Trabalhou na Europa e América Latina.

Localização da vaca: Parque do Caíara, no Cordeiro.

Fonte: PMO

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/observatoriodeol/public_html/wp-includes/functions.php on line 4609