Skip to main content

MAMAMÓVEL – SAIBA ONDE REALIZAR EXAMES PREVENTIVOS GRÁTIS

No mês de janeiro o mamamóvel mantém o ritmo realizando exames preventivos de mamografia nas mulheres olindenses em diversos bairros. O serviço é gratuito e coordenado pela Secretaria de Saúde do município. Serão disponibilizadas 80 fichas diárias, sendo 40 no turno da manhã e 40 à tarde, e o atendimento acontece sempre das 8h às 17h.

 A unidade itinerante facilita o atendimento para população e ajuda, sobretudo, no acesso das mulheres idosas e com deficiência, que precisam dos exames. Dados do Ministério da Saúde – Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS), consulta: 03/01/19 apontam que Olinda realizou 9.467 exames de mamografia até outubro de 2018. Os dados consolidados ainda não foram divulgados pelo MS.

Além do caminhão do mamamóvel, o público feminino pode procurar a Policlínica da Mulher Sony Santos, na Av. Presidente Kennedy, 3433 em Peixinhos, e a Policlínica da Mulher de Olinda, Avenida Joaquim Nabuco, 650, Varadouro. Outro local de atendimento é a Clínica DImagem, na  Avenida Sigismundo Gonçalves, 150, também no Varadouro.

Atendimento

O exame tem o objetivo de prevenir o câncer de mama. Para ser atendida, a mulher só precisa levar o cartão do SUS, documento de identidade e pegar a ficha que será distribuída por ordem de chegada. O Instituto Nacional de Câncer (INCA), ligado ao Ministério da Saúde, recomenda que mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos devem realizar o procedimento.


Observação Importante: Mulheres fora dessa faixa que tenham histórico familiar ou parentes de 1º grau (mãe, irmã e avó) devem realizar os exames 10 anos após o ano do diagnóstico do câncer no parente.

O próximo local a receber o mamóvel e a Policlínica da Mulher de Olinda, na Av. Joaquim Nabuco, nº 350º, Varadouro, na segunda-feira (14.01). Veja abaixo a tabela dos locais de realização dos exames no mês de janeiro.

Deixe uma resposta