Skip to main content

FALOW & DISSE! “IMPORTANTE MESMO É A VIDA!” – Kildare Johnson

Senhoras e Senhores observadores, na semana da Pátria (Amada Brasil), que ontem terminou, tivemos algumas notícias importantes que poderiam ser tema da nossa coluna semanal, como por exemplo: A indicação do Augusto Aras pelo presidente Jair Bolsonaro para a PGR; do arquivamento de anexos da delação de Léo Pinheiro; a prisão de Índio da Costa, Relator do Projeto da Ficha Limpa, pela PF; o lançamento da Escola Cívica; os pontos vetados da Lei de Abuso de Autoridade; a suposta relação entre Judiciário e Odebrecht e outras.

Mas o MERECIDO DESTAQUE vai para a MAGNÂNIMA aula que tive a oportunidade de participar com o Doutor Quirino Cordeiro Júnior, que comanda a Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas – SENAPRED do Ministério da Cidadania, quando do encerramento da capacitação para membros das CTs em Pernambuco, promovida pela Federação das Comunidades Terapêuticas do Brasil – FETEB, o “Capacita FETEB”.

Resumirei aqui alguns pontos para apreciação, aos quais peço atenção, para o que será considerado ao final.

Os malefícios das DROGAS são GIGANTESCOS, mas pouco se divulgava a respeito, como por exemplo: 1- ¼ das pessoas que se suicidam, são DEPENDENTES QUÍMICOS;

2- ¾ dos afastamentos do trabalho ocorrem por causa da DEPENDÊNCIA QUÍMICA;

3- Mais de 38 mil pessoas morrem por ano, no trânsito do Brasil e a PRINCIPAL CAUSA é o uso de DROGAS.

O Brasil nunca foi tão EFICIENTE no combate às DROGAS, como nos últimos 8 meses e os números mostram: 1- Resultados de apreensões de DROGAS em 2017: 9,8 toneladas; em 2018: 13,2 toneladas; já, apenas no 1º semestre de 2019: foram apreendidas 25,3 toneladas; 2- As apreensões de DROGAS pela Polícia Rodoviária Federal aumentaram quase 600%; 3- Vamos ter “DROGÔMETROS” nas blitzes. Curitiba foi a cidade escolhida pelo Governo Federal para testar os equipamentos.

Agora o Brasil caminha para ser modelo no quesito COMBATE ÀS DROGAS. Com eficiência e sem viés ideológico.

O Ministério da Cidadania, onde está inserida a SENAPRED fechou parcerias com outras pastas como o Ministério da Infraestrutura, visando a prevenção de acidentes de trânsito; o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e Ministério da Saúde, na Prevenção ao Suicídio; também com o Ministério da Saúde, firmou parceria para o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS; com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, visando o combate ao tráfico e ao tráfico internacional, já que o Brasil, devido à sua posição geográfica, é rota.


Na Parceria com o Ministério da Defesa, foi criado o Observatório Brasileiro de Informações Sobre Drogas – OBID e Programas como o PROFESP – Programas Forças do Esporte, onde militares das FFAA incentivam e auxiliam a prática de esportes por crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade.

Há também o Protocolo de Intenções com a Associação Brasileiro a de Psiquiatria – ABP, na Prevenção ao Suicídio (setembro amarelo). Prevenção de uso de drogas por gestantes, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, em convenio com as Polícias Militares de todos os estados da Federação.

Ainda, a Ação de Fortalecimento das Comunidades Terapêuticas (CTs), com o Cadastro Nacional das CTs, abertura 11 mil vagas nas quase 500 CTs que temos no Brasil; orçamento de R$ 150 milhões por ano; incremento da fiscalização e capacitação de pessoal.

Estejamos certos de que o Brasil se tornará REFERENCIA MUNDIAL NO COMBATE ÀS DROGAS, o que até hoje não havia ocorrido por questões meramente IDEOLÓGICAS, essas mesmas que ainda insistem com a IDEIA ABSURDA de querer a legalização da maconha, que NÃO PRESTA e NUNCA PRESTARÁ PARA NENHUM TIPO DE USO, pois seus MALEFÍCIOS são INFINITAMENTE MAIORES que qualquer outro efeito!

Há a FALÁCIA, também por questões IDEOLÓGICAS, de se ser contrário a PROVIDENCIAL internação compulsória, que visa o resgate e a promoção da RESTAURAÇÃO dos nossos irmãos RESILIENTES, porque IMPORTANTE MESMO É A VIDA.

Kildare Johnson – Mediador Judicial – Árbitro – Palestrante motivacional. Escreve aos domingos no Observatório de Olinda.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: